Transition from university to work: The perspective of speech-language-hearing students
Transição universidade-trabalho: percepção de estudantes de Fonoaudiologia
Patrícia Pupin Mandrá; Veridiana Dias de Oliveira Piccirillo Ferreira; Matheus Francoy Alpes
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: investigar a transição universidade-trabalho e o desenvolvimento da carreira em Fonoaudiologia.
Métodos: estudo observacional, transversal, descritivo, de amostragem não probabilística, por conveniência. Os 34 voluntários selecionados estavam cursando o último período de um curso de Fonoaudiologia de uma instituição de ensino pública. Os instrumentos validados (Escala de Desenvolvimento de Carreira para Estudantes Universitários, Escala de Autoeficácia na Transição para o Trabalho e a Escala de Percepção de Oportunidades Profissionais) foram disponibilizados em formato digital via Google Forms®. As respostas foram tabuladas em planilha e realizadas análises descritivas dos dados.
Resultados: as análises revelaram desvantagem na identidade profissional, afetando a motivação e a satisfação. A decisão de carreira apresenta resultados acima da média, impactando na clareza dos objetivos. O lócus de controle profissional enfatiza o sucesso vinculado ao esforço pessoal. A autoeficácia é moderada, refletindo confiança no desempenho profissional. A exploração expandida da carreira indica preocupação e proatividade. A percepção de oportunidades foi moderadamente negativa.
Conclusão: esta pesquisa investigou a transição universidade-trabalho na Fonoaudiologia, revelando pessimismo relacionado a motivação e inserção no mercado de trabalho, autoconfiança em relação à autoeficácia no trabalho e busca pela melhora do desenvolvimento da carreira.
Palavras-chave
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Submetido em:
03/03/2024
Aceito em:
26/09/2024