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Artigos Originais

Learning disorders: The knowledge of basic education teachers

Transtornos da aprendizagem: conhecimento dos professores da educação básica

Luciana Mendonça Alves; Anna Clara Fernandes Silva; Ana Beatrice Peixoto Mário; Mariana Rezende Nonato; Cecilia Maria Mourão Carvalho; Andrea Wanderley Dias Gattoni; Juliana Nunes Santos

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Abstract

Purpose: to assess knowledge about learning disorders among basic education teachers and intern teachers in Brazilian public and private schools.

Methods: two questionnaires administered to teachers from several Brazilian schools, selected by random sampling. The first questionnaire collected sociodemographic data, and the second assessed knowledge about learning disorders. The chi-square test investigated factors regarding knowledge about learning disorders, with a 5% significance level.

Results: 51 of the 158 registered teachers responded to the questionnaire and completed the research stages. They were mostly females (90.2%) with a mean length of service of 13.6 years. The questionnaire on learning disorders obtained 1,020 responses, of which 757 (74%) were adequate, and 263 (26%) were incorrect. Greater knowledge of learning disorders was statistically significantly related to previous lectures/courses on the topic (p = 0.02).

Conclusion: teacher training significantly increases knowledge about learning disorders, suggesting the need for more professional development programs focused on this topic. Understanding teachers' knowledge on learning disorders is crucial to developing effective educational interventions and supporting students with such difficulties.

 

Keywords

Neurodevelopmental Disorders; Learning Disabilities; School Teachers; Knowledge Bases

Resumo

Objetivo: avaliar o conhecimento sobre transtornos de aprendizagem entre professores da educação básica e estudantes de estágio docente em escolas públicas e privadas brasileiras.

Métodos: dois questionários foram administrados a professores de diversas instituições educacionais brasileiras, selecionados por amostragem aleatória. O primeiro questionário coletou dados sociodemográficos, enquanto o segundo avaliou o conhecimento sobre transtornos de aprendizagem. Para a investigação dos fatores associados ao conhecimento dos transtornos de aprendizagem, utilizou-se o Teste Qui-quadrado com nível de significância de 5%.

Resultados: dos 158 professores inscritos, 51 responderam ao questionário e concluíram as etapas da pesquisa. A maioria era do sexo feminino (90,2%) com tempo médio de profissão de 13,6 anos. Das 1020 respostas obtidas no questionário sobre os transtornos da aprendizagem, 757 (74%) foram adequadas e 263 (26%) incorretas. Observou-se relação estatisticamente significante entre o maior conhecimento dos transtornos de aprendizagem e a realização anterior de palestras/cursos sobre o tema (p = 0,02).

Conclusão: o treinamento de professores aumenta significativamente o conhecimento sobre transtornos de aprendizagem, sugerindo a necessidade de mais programas de desenvolvimento profissional focados nesse tema. Compreender o conhecimento dos professores sobre transtornos de aprendizagem é crucial para desenvolver intervenções educacionais eficazes e apoiar estudantes com dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave

Transtornos do Neurodesenvolvimento; Deficiências da Aprendizagem; Professores Escolares; Bases de Conhecimento

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Submetido em:
01/02/2024

Aceito em:
10/09/2024

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