Learning disorders: The knowledge of basic education teachers
Transtornos da aprendizagem: conhecimento dos professores da educação básica
Luciana Mendonça Alves; Anna Clara Fernandes Silva; Ana Beatrice Peixoto Mário; Mariana Rezende Nonato; Cecilia Maria Mourão Carvalho; Andrea Wanderley Dias Gattoni; Juliana Nunes Santos
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: avaliar o conhecimento sobre transtornos de aprendizagem entre professores da educação básica e estudantes de estágio docente em escolas públicas e privadas brasileiras.
Métodos: dois questionários foram administrados a professores de diversas instituições educacionais brasileiras, selecionados por amostragem aleatória. O primeiro questionário coletou dados sociodemográficos, enquanto o segundo avaliou o conhecimento sobre transtornos de aprendizagem. Para a investigação dos fatores associados ao conhecimento dos transtornos de aprendizagem, utilizou-se o Teste Qui-quadrado com nível de significância de 5%.
Resultados: dos 158 professores inscritos, 51 responderam ao questionário e concluíram as etapas da pesquisa. A maioria era do sexo feminino (90,2%) com tempo médio de profissão de 13,6 anos. Das 1020 respostas obtidas no questionário sobre os transtornos da aprendizagem, 757 (74%) foram adequadas e 263 (26%) incorretas. Observou-se relação estatisticamente significante entre o maior conhecimento dos transtornos de aprendizagem e a realização anterior de palestras/cursos sobre o tema (p = 0,02).
Conclusão: o treinamento de professores aumenta significativamente o conhecimento sobre transtornos de aprendizagem, sugerindo a necessidade de mais programas de desenvolvimento profissional focados nesse tema. Compreender o conhecimento dos professores sobre transtornos de aprendizagem é crucial para desenvolver intervenções educacionais eficazes e apoiar estudantes com dificuldades de aprendizagem.
Palavras-chave
Referencias
1. World Health Organization [Webpage on the internet]. ICD-11 for Mortality and Morbidity Statistics (Version: 01/2023). Geneva: WHO; 2019. License: CC BY-NC-SA 3.0 IGO. [Accessed 2023 aug 10]. Available at:
2. American Psychiatric Association [Webpage on the internet]. Diagnostic and statistical manual of mental disorder, 5th. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2014. p.970. [Accessed 2023 aug 7]. Available at:
3. Gidziela A, Ahmadzadeh YI, Michelini G, Allegrini AG, Agnew-Blais J, Lau LY et al. A meta-analysis of genetic effects associated with neurodevelopmental disorders and co-occurring conditions. Nat Hum Behav. 2023;7(4):642-56.
4. Machado-Nascimento N, Kümmer AM, Lemos SMA. Speech-language pathology findings in Attention Deficit Hyperactivity Disorder: A systematic literature review. CoDAS. 2016;28(6):833-42.
5. Pastura GM, Mattos P, Araújo APQC. Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Rev. Psiq. Clín. 2005;32(6):324-9.
6. Boulton KA, Hodge MA, Jewell A, Ong N, Silove N, Guastella AJ. Diagnostic delay in children with neurodevelopmental conditions attending a publicly funded developmental assessment service: Findings from the Sydney Child Neurodevelopment Research Registry. BMJ Open. 2023;13(2):e069500.
7. Lu C, Black MM, Richter LM. Risk of poor development in young children in low-income and middle-income countries: An estimation and analysis at the global, regional, and country level. Lancet Glob Health. 2016;4(12):e916-e922.
8. Catts HW, Petscher Y. A Cumulative risk and resilience model of dyslexia. J Learn Disabil. 2022;55(3):171-84.
9. Carvalho FB, Crenitte PAP, Ciasca SM. Distúrbios de aprendizagem na visão do professor. Rev. Psicopedagogia. 2007;24(75):229-39. ISSN 0103-8486. [Accessed 2023 aug 13]. Available at: v24n75a03.pdf (bvsalud.org)
10. González-Sala FG, Pastor-Cerezuela G, Sanz-Cervera P, Tárraga-Mínguez R. Discrepancias entre padres y maestros de estudiantes con trastorno de espectro autista (TEA) en funcionamiento ejecutivo según el BRIEF. Anales de psicología. Universidad de Murcia. 2023;39(1):81-7.
11. Ciasca SM, Rodrigues SD. Dislexia na escola: identificação e possibilidades de intervenção. Rev. Psicopedagogia. 2016;33(100):86-97 [Accessed 2024 may 20]. Available at:
12. Lopez-Lopez A, Lopez-Lafuente A, Eiris-Punal J, Mulas F, Cardo E, Grupo de Trabajo Tdah de la Sociedad Espanola de Neuropediatria GTTSEN. Estudio de los conocimientos de los maestros de educacion primaria sobre el trastorno por deficit de atencion/hiperactividad. Rev Neurol. 2018;66(S01):S121-S126.
13. Brasil [Webpage on the internet]. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. [accessed 2024 may 15]. Available at:
14. Brasil [Webpage on the internet]. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. [Accessed 2024 may 16]. Available at:
15. Brasil [Webpage on the internet]. Lei nº 13.146, de 06 de junho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília. [Accessed 2024 may 18]. Available at:
16. Brasil [Webpage on the internet]. Lei nº 14.254, de 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. [Accessed 2024 may 18]. Available at:
17. Felicetti SA, Batista IL. A formação de professores para a educação inclusiva de alunos com deficiências a partir da literatura. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. 2020;12(24):165-80.
18. Damasceno ESS, Sacaloski M, Costa MO, Kida ASB, Ávila CRB. Stimulation program in an educational setting for improvement of skills underlying reading. Audiol., Communic. Res. 2022;27:e2549.
19. Andrade OVCA, Andrade PE, Capellini SA. Modelo de Resposta à Intervenção - RTI. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial, 2014.
20. Alves LM, Lodi DF, Ferreira MCM, Alves JFM, Siqueira CM, Navas AL. Transtornos de aprendizagem. 1ª edição - Belo Horizonte: Kognos, 2020. [accessed 2023 Aug 5]. Available at:
21. Nonato MR, Alves LM, Paula DD, Santos LN. Letramento funcional em saúde: efetividade de ferramenta Health e metodologias e-learning sobre transtornos de aprendizagem [Final paper]. Belo Horizonte (MG): Universidade Federal de Minas Gerais; 2023.
22. Rezende BM, Nachi LMA. Letramento funcional em saúde: e-learning e guia prático sobre aprendizagem [Final paper]. Belo Horizonte (MG): Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia; 2021.
23. Pelleboer-Gunnink HA, van Weeghel J, Embregts PJCM. Public stigmatisation of people with intellectual disabilities: A mixed-method population survey into stereotypes and their relationship with familiarity and discrimination. Disabil Rehabil. 2021;43(4):489-97.
24. Grigorenko EL, Compton DL, Fuchs LS, Wagner RK, Willcutt EG, Fletcher JM. Understanding, educating, and supporting children with specific learning disabilities: 50 years of science and practice. American Psychologist. 2020;75(1):37-51.
25. Shari M, Vranda MN. Knowledge of primary school teachers in identifying children with learning disabilities. DCID. 2015;26(3):68-76.
26. Alsamiri YA, Hussain MA, Aljohani MM. Primary school teachers' knowledge of differentiation for students with giftedness and learning disabilities in mixed-abilities classrooms in Saudi Arabia. South African Journal of Education. 2023;43(1):2181.
27. Gomes CAS, Júnior PSP, Faria TCC. Transtornos de aprendizagem e percepção docente: análise em escolas sul mineiras. Revista EDaPECI. 2019;19(2):96-107.
28. Lopes RCF, Crenitte PAP. Analytical study of teachers' knowledge about learning disorders. Rev. CEFAC. 2013;15(5):1214-26.
29. Dias CA, Melo HCS, Pereira SG. Conhecimento dos professores da educação básica acerca dos transtornos de aprendizagem. Humanidades & Tecnologia (FINOM). 2022;35(2):70-86.
30. Snow CE. Os que os professores precisam saber? In: Sargiani R, editor. Alfabetização baseada em evidências. Da ciência à sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2022. p. 265-72.
31. Niu Z, Willoughby J, Zhou R. Associations of health literacy, social media use, and self-efficacy with health information-seeking intentions among social media users in China: Cross-sectional survey. J Med Internet Res. 2021;23(2):e19134.
32. Eugênio P. O podcast como ferramenta de educação inclusiva para deficientes visuais e auditivos. Revista Educação Especial. 2011;24(40):195-206.
33. Vasconcelos AEC, Rodrigues LRA, de Souza Rodrigues EL, Silva VDMC, Silva LCR, de Ataídes Romanguera AM et al. Produção de podcasts: uma perspectiva para continuidade da extensão universitária. Revista de Extensão da UPE. 2021;6(1):46-51.
34. Chou WYS, Gaysynsky A, Cappella JN. Where we go from here: Health misinformation on social media. Am J Public Health. 2020;110(S3):S273-S275.
35. Brasil [Webpage on the internet]. Lei nº 14.254, de 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 nov. 2021. Seção 1, p. 1. [Accessed 2023 nov 10]. Available at:
36. Souza MCL, Carballo FP, Lucca SR. Fatores psicossociais e sindrome de Burnout em professores da educação básica. Psicologia Escolar e Educacional. 2023;27:e235165.
37. Lombardi E, Traficante D, Bettoni R, Offredi I, Vernice M, Sarti D. Comparison on well-being, engagement and perceived school climate in secondary school students with learning difficulties and specific learning disorders: An exploratory study. Behav Sci (Basel). 2021;11(7):103.
38. Faleiros F, Käppler C, Pontes FAR, Silva SSC, Goes FSN, Cucik CD. Uso de questionário online e divulgação virtual como estratégia. Texto Contexto Enferm. 2016;25(4):e3880014.
39. Salvador PTCO, Alves KYA, Rodrigues CCFL, Oliveira LV. Estratégias de coleta de dados online nas pesquisas qualitativas da área da saúde: scoping review. Rev Gaúcha Enferm. 2020;41:e20190297.
40. Portela JMG, Mello AL, Carmo DRP, Freitas EO, Siqueira DF. Coleta de dados online em pesquisa quantitativa: experiência com estudantes universitários da saúde. RECIMA21. 2021;2(8).
Submitted date:
01/02/2024
Accepted date:
10/09/2024