Learning disorders: The knowledge of basic education teachers
Transtornos da aprendizagem: conhecimento dos professores da educação básica
Luciana Mendonça Alves; Anna Clara Fernandes Silva; Ana Beatrice Peixoto Mário; Mariana Rezende Nonato; Cecilia Maria Mourão Carvalho; Andrea Wanderley Dias Gattoni; Juliana Nunes Santos
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: avaliar o conhecimento sobre transtornos de aprendizagem entre professores da educação básica e estudantes de estágio docente em escolas públicas e privadas brasileiras.
Métodos: dois questionários foram administrados a professores de diversas instituições educacionais brasileiras, selecionados por amostragem aleatória. O primeiro questionário coletou dados sociodemográficos, enquanto o segundo avaliou o conhecimento sobre transtornos de aprendizagem. Para a investigação dos fatores associados ao conhecimento dos transtornos de aprendizagem, utilizou-se o Teste Qui-quadrado com nível de significância de 5%.
Resultados: dos 158 professores inscritos, 51 responderam ao questionário e concluíram as etapas da pesquisa. A maioria era do sexo feminino (90,2%) com tempo médio de profissão de 13,6 anos. Das 1020 respostas obtidas no questionário sobre os transtornos da aprendizagem, 757 (74%) foram adequadas e 263 (26%) incorretas. Observou-se relação estatisticamente significante entre o maior conhecimento dos transtornos de aprendizagem e a realização anterior de palestras/cursos sobre o tema (p = 0,02).
Conclusão: o treinamento de professores aumenta significativamente o conhecimento sobre transtornos de aprendizagem, sugerindo a necessidade de mais programas de desenvolvimento profissional focados nesse tema. Compreender o conhecimento dos professores sobre transtornos de aprendizagem é crucial para desenvolver intervenções educacionais eficazes e apoiar estudantes com dificuldades de aprendizagem.
Palavras-chave
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Submitted date:
02/01/2024
Accepted date:
09/10/2024