Preschoolers’ cognitive-linguistic performance in different educational contexts
Desempenho cognitivo-linguístico de pré-escolares em diferentes contextos educacionais
Bianca Arruda Manchester de Queiroga; Angélica Galindo Carneiro Rosal; Thaís Braga; Jéssica Katarina Olímpia de Melo; Simone Aparecida Capellini
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: investigar o desempenho cognitivo-linguístico de pré-escolares em diferentes contextos educacionais.
Métodos: participaram do estudo 39 crianças, com idades entre 4:0 e 5:11 anos, matriculadas na préescola de duas escolas particulares, localizadas em diferentes regiões brasileiras. Os pré-escolares foram avaliados por meio do Protocolo de Identificação Precoce de Problemas de Leitura – IPPL, na versão adaptada para a Educação Infantil, que inclui provas de: conhecimento do alfabeto; habilidades metafonológicas; memória operacional fonológica; nomeação automática rápida; leitura silenciosa de palavras e compreensão auditiva de sentenças a partir de figuras. Os grupos foram comparados por meio do teste estatístico Mann-Whitney, considerando-se significativas diferenças com p<0,05.
Resultados: como esperado, os dados revelaram diferenças de desempenho entre os pré-escolares das duas escolas. Verificou-se que os piores resultados, em ambas as escolas, foram relacionados às habilidades de produção de rima e identificação de rima, o que revela que a consciência fonológica não deve estar sendo estimulada nesses grupos. Nas demais habilidades os participantes apresentaram desempenhos dentro do esperado ou sob atenção
Conclusão: foi possível identificar e classificar o desempenho dos pré-escolares de ambas as escolas, havendo diferenças no desempenho cognitivo-linguístico em diferentes contextos educacionais. Tais resultados ratificam a importância de uma abordagem de ensino que promova o desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas desde a Educação Infantil
Palavras-chave
Referências
1. Brasil. Lei 12.976/13, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dá outras providências. Brasília. Available at:
2. Amorim ANGF, Dias NM, Albuquerque EXDS, Silva VCD, Falcão ACGP, Guerra VGR et al. Initial reading and writing skills ins childhood education: achievement sample in the Northeast of Brazil for obtaining specific regional performance standards. Rev. CEFAC. 2019;21(5):1-11.
3. Santos RS, Francisco GCP, Lukasova K. Expressive and receptive vocabulary in preschool children and socioeconomic factors. Rev. CEFAC. 2021;23(6):e5921.
4. León CABR, Almeida Á, Lira S, Zauza G, Pazeto TDCB, Seabra AG et al. Phonological awareness and early reading and writing abilities ins early childhood education: preliminary normative data. Rev. CEFAC. 2019;21(2):e7418.
5. Silva CD, Capellini SA. Correlação de habilidades cognitivo-linguísticas de escolares submetidos a intervenção fonológica. Revista Psicopedagogia. 2021;38(117):305-16.
6. Schoenel ASP, Escarce AG, Araújo LL, Lemos SMA. Influence of phonological processing on poor school performance: systematic literature review. CoDAS. 2020;32(5):e20180255.
7. Sargiani RA, Maluf MR. Linguagem, cognição e educação infantil: contribuições da psicologia cognitiva e das neurociências. Psicol. Esc. Educ. 2018;22(3):477-84.
8. Queiroga BAM, Capellini SA. Relatório técnico final de estágio de Pós-doutorado Sênior (PDS). Marília- SP: CNPq; 2020. Processo nº 157281/ 2018-3.
9. Capellini SA, Cerqueira Cesar ABP, Germano GD. Protocolo de Identificação Precoce dos Problemas de Leitura - IPPL. Ribeirão Preto: Book-Toy, 2018.
10. Machado MSM, Maluf MR. How reading comprehension evolves in elementary school students. Psic. da Ed. [journal on the internet], 2019; [accessed 2022 out 12]; 1(49):57-66. Available at:
11. Santos MJ, Barrera MJ, Domingos S. Impacto do treino em habilidades de consciência fonológica na escrita de pré-escolares. Psicol. Esc. Educ. [journal on the internet]. 2017 [accessed 2022 out 12]; 21(1):93-102. Available at:
12. Leite RCD, Brito LRMD, Martins-Reis VDO, Pinheiro ÂMV. Consciência fonológica e fatores associados em crianças no início da alfabetização. Rev. psicopedagog. [journal on the internet]. 2018 [accessed 2022 out 12]; 35(108):306-17. Available at:
13. Freitas VM, Silva CMS. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação-RBIE. [journal on the internet]. 2020 [accessed 2022 out]; 28:1013-31. Available at:
14. Côrrea KCP, Machado MAMP, Hage SRV. Skills for the literacy process. CoDAS [journal on the internet]. 2018 [accessed 2023 out 13]; 30(1):e20170039. Available at:
15. Rosal AGC, Cordeiro AAA, Roazzi A, Queiroga BAM. Cognitive-linguistic performance of schoolchildren in the literacy cycle in the public school context: universal screening. Rev. CEFAC. [journal on the internet]. 2020 [accessed 2022 out 13]; 22(3):1-12. Available at:
16. Ortega VAE. Conciencia fonológica y velocidad de denominación en niños pre escolares de escuelas públicas. [dissertation on the internet]. Azuay: Universidad del Azuay; 2022. [accessed 2022 out 13]. Available at:
17. Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2017. Recuperado em 10 outubro 2022. Available at:
18. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização (PNA). 2019. Recuperado em 14 outubro 2022. Available at:
19. Walker D, Sepulveda SJ, Hoff E, Rowe ML, Schwartz IS, Dale PS, Bigelow KM. Language intervention research in early childhood care and education: A systematic survey of the literature. Early Childhood Research Quarterly. [journal on the internet]. 2020 [accessed 2022 out 13]; 50(1):68-85. Available at:
Submetido em:
14/02/2023
Aceito em:
26/07/2023