Preschoolers’ cognitive-linguistic performance in different educational contexts
Desempenho cognitivo-linguístico de pré-escolares em diferentes contextos educacionais
Bianca Arruda Manchester de Queiroga; Angélica Galindo Carneiro Rosal; Thaís Braga; Jéssica Katarina Olímpia de Melo; Simone Aparecida Capellini
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: investigar o desempenho cognitivo-linguístico de pré-escolares em diferentes contextos educacionais.
Métodos: participaram do estudo 39 crianças, com idades entre 4:0 e 5:11 anos, matriculadas na préescola de duas escolas particulares, localizadas em diferentes regiões brasileiras. Os pré-escolares foram avaliados por meio do Protocolo de Identificação Precoce de Problemas de Leitura – IPPL, na versão adaptada para a Educação Infantil, que inclui provas de: conhecimento do alfabeto; habilidades metafonológicas; memória operacional fonológica; nomeação automática rápida; leitura silenciosa de palavras e compreensão auditiva de sentenças a partir de figuras. Os grupos foram comparados por meio do teste estatístico Mann-Whitney, considerando-se significativas diferenças com p<0,05.
Resultados: como esperado, os dados revelaram diferenças de desempenho entre os pré-escolares das duas escolas. Verificou-se que os piores resultados, em ambas as escolas, foram relacionados às habilidades de produção de rima e identificação de rima, o que revela que a consciência fonológica não deve estar sendo estimulada nesses grupos. Nas demais habilidades os participantes apresentaram desempenhos dentro do esperado ou sob atenção
Conclusão: foi possível identificar e classificar o desempenho dos pré-escolares de ambas as escolas, havendo diferenças no desempenho cognitivo-linguístico em diferentes contextos educacionais. Tais resultados ratificam a importância de uma abordagem de ensino que promova o desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas desde a Educação Infantil
Palavras-chave
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Submitted date:
02/14/2023
Accepted date:
07/26/2023