Development and content validation of the Communication Screening Instrument - IRC-36
Desenvolvimento e validação de conteúdo do Instrumento de Rastreio da Comunicação - IRC-36
Camila Arruda Manchester de Queiroga; Bianca Arruda Manchester de Queiroga; Dayanne Priscila Rodrigues Almeida; Ana Augusta de Andrade Cordeiro
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: elaborar e validar o conteúdo do instrumento de rastreio da comunicação de crianças de 0 a 36 meses.
Métodos: o instrumento possui nove categorias organizadas em cinco domínios estruturados com base nos marcos do desenvolvimento por faixa etária. A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira englobou a construção dos itens e a validação teórica do conteúdo por sete juízes com expertise na área de linguagem infantil. A segunda englobou a validação empírica pela população-alvo, consistindo na aplicação do instrumento por três fonoaudiólogas a 30 pais em uma escola de Recife-PE. A análise dos dados da primeira etapa voltou-se prioritariamente à verificação da concordância entre os juízes. Na segunda etapa, as aplicadoras apresentaram sugestões para ajustes em alguns itens e os desempenhos das crianças foram estratificados.
Resultados: na primeira etapa, foi observado um alto índice de concordância entre os juízes (IVC > 0,90). Na segunda etapa, a estratificação dos desempenhos em quartis confirmou a viabilidade do instrumento para discriminação de crianças com possível risco ou em atenção para alterações da comunicação, bem como crianças com desenvolvimento normal.
Conclusão: o processo assegurou a validade de conteúdo do instrumento, com a recomendação de que novas etapas de validação sejam realizadas.
Palavras-chave
References
1. Araújo A. Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia. Academia Brasileira de Ciências: Rio de Janeiro, 2011.
2. Ford ALB, Elmquist M, Merbler AM, Kriese A, Will KK, McConnell SR. Toward an ecobehavioral model of early language development. Early Childhood Research Quarterly. 2020;50(1):246-58.
3. Visser-Bochane MI, Reijneveld SA, Krijnen WP, Van der Schans CP, Luinge MR. Identifying milestones in language development for young children ages 1 to 6 years. Acad Pediatric. 2020;20(3):421-9.
4. Zuble JM, Wiggins LD, Macias MM, Whitaker TM, Shaw JS, Squires JK et al. Evidence-informed milestones for developmental surveillance tools. Pediatrics. 2022;149(3):e2021052138.
5. Mackrides PS, Ryherd SJ. Screening for developmental delay. Am Fam Physician. 2011;84(5):544-9. PMID: 21888305.
6. Silva MA, Mendonça Filho EJ, Bandeira DR. Development of the Dimensional Inventory of Child Development Assessment (IDADI). Psico-USF. 2019;24(1):11-26.
7. Lima LSV, Frazão IS, Queiroga BAM. Desenvolvimento da linguagem: abordagem de enfermeiros nas consultas de puericultura. Rev Enferm UERJ. 2016;24(6):e16051.
8. Pizolato RA, Fonseca LMM, Bastos RS, Fernandes AY, Lefévre F, Maximino LP. Child's language development surveillance: Knowledge and practices among primary health care professionals. Rev. CEFAC. 2016;18(5):1109-20.
9. Leite RCD. O olhar pediátrico no diagnóstico das alterações específicas do desenvolvimento da linguagem [Dissertation]. Belo Horizonte (MG): Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente; 2008. Available at:
10. Teixeira ER. A adaptação dos Inventários MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo (CDI's) para o português brasileiro. Available at: Anais do II Congresso Nacional da ABRALIN. CD Multimídia, 2000.
11. Panes ACS, Corrêa CDC, Maximino LP. Checklist for identifying children with risk factors for oral language disorders: New proposal. Distúrb. Comum. 2018;30(2):278-87.
12. Souza AC, Alexandre NMC, Guirardello EB. Psychometric properties in instruments evaluation of reliability and validity. Epidemiol. Serv de Saúde. 2017;26(3):649-59.
13. Pernambuco L, Espelt A, Magalhães Junior H, Lima KC. Recommendations for elaboration, transcultural adaptation and validation process of tests in Speech, Hearing and Language Pathology. CoDAS. 2017;29(3):e20160217.
14. Wilkinson CL, Wilkinso MJ, Lucarelli J, Fogler JM, Becker RE, Huntington N. Quantitative evaluation of content and age concordance across developmental milestone checklists. J Dev Behav Pediatr. 2019;40(7):511-8.
15. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Primária no 29 - Rastreamento, 2010, 95p.
16. Pasquali L. Princípios de elaboração de escalas psicológicas. Rev Psiquiatr Clin. 1998;25(5):206-13. Available at:
17. Ceron MI, Gubiani MB, Oliveira CR, Keske-Soares M. Phonological Assessment Instrument (INFONO): A pilot study. CoDAS. 2020;32(4):e20190105.
18. Alexandr NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc. saúde coletiva. 2011;16(7):306-8.
19. Queiroga CAM. Avaliação da comunicação nos três primeiros anos de vida: elaboração de um instrumento de rastreio [Dissertation]. Recife (PE): Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana; 2019. Available at:
20. Zorzi JL, Hage SRV. PROC - Protocolo de Observação Comportamental: avaliação da linguagem. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2004.
21. Rocha S, Hage V, Pereira C, Zorzi JL. Protocolo de Observação Comportamental - PROC: Valores de referência para uma prática quantitativa. Rev. CEFAC. 2012;14(4):677-90.
22. Menezes MLN. Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem - ADL 2. Ribeirão Preto: Booktoy, 2019.
23. World Health Organization. Early Child Development: A Powerful Equalizer Final Report, 2007.
24. Almeida DPR, Cordeiro AAA, Almeida LNA, Queiroga CAM, Queiroga BAM. Evidence of concurrent and predictive criterion validity of the Child Communication Screening Instrument from 0 to 36 months (IRC-36). CoDAS. 2024;36(1):e20220218.
25. Montedori KT, Lima MCMP. Early childhood development monitoring during the first thousand days: Investigating the relationship between the developmental surveillance instrument and standardized scales. Early Hum Dev. 2024;190:105965.
Submitted date:
05/22/2024
Accepted date:
08/05/2024