Lexical quality measures in the assessment of reading proficiency in Brazilian university students
Medidas de qualidade lexical na avaliação da proficiência de leitura em alunos universitários brasileiro
Isabel Almeida Bender Verrone; Caio Falcão Pereira; Maria Cristina Micelli Fonseca; Katerina Lukasova
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivos: comparar o desempenho de alunos universitários brasileiros a partir de tarefas com habilidades de qualidade lexical e avaliar a influência do nível socioeconômico no desempenho da leitura e nos componentes que formam a qualidade lexical.
Métodos: testes linguísticos on-line foram aplicados em 44 estudantes de duas universidades federais, sendo 19 da Universidade Federal do ABC e 25 da Universidade Federal do Ceará. Para análise foram utilizados os testes Mann-Whitney (Wilcoxon rank-sum test) de duas vias e a Correlação de Pearson com p<0,05.
Resultados: foram obtidas correlações altas e médias entre os diferentes componentes da qualidade lexical, tais como vocabulário e reconhecimento ortográfico, além de terem sido encontradas diferenças significativas entre o desempenho dos alunos das duas universidades e de diferentes níveis socioeconômicos.
Conclusão: menor tempo de leitura apresentou correlação com maior quantidade de acertos na leitura de palavras em voz alta, a quantidade de acertos no teste de hormônios correlacionou-se a quantidade de acertos no teste de leitura em voz alta e ambas correlacionaram-se com o tempo de resposta destes testes. Houve, também, influência do nível socioeconômico no desempenho da leitura e nos componentes que formam a qualidade lexical.
Palavras-chave
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Submitted date:
15/09/2023
Accepted date:
10/04/2024