Proposal for a speech-language-hearing intervention in a group of children with poor school performance
Proposta de intervenção fonoaudiológica em grupo de crianças com mau desempenho escolar
Ariane Souza Pena Schoenel; Andrezza Gonzalez Escarce; Denise Brandão de Oliveira e Britto; Stela Maris Aguiar Lemos
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: apresentar e discutir criticamente um programa de atendimento em grupo que contempla as habilidades do processamento fonológico para crianças com mau desempenho escolar.
Métodos: trata-se de estudo observacional com amostra não probabilística composta por crianças de 7 a 10 anos com mau desempenho escolar. Foi realizado em três etapas: (1) elaboração do programa de intervenção fonoaudiológica em grupo, (2) aplicação da proposta preliminar em crianças com mau desempenho escolar, e (3), análise crítica dos resultados obtidos e da viabilidade do programa. Foram utilizados os testes Q de Cochran e McNemar para verificar a associação entre os resultados antes e após à intervenção fonoaudiológica em grupo, considerados estatisticamente significantes os que apresentaram valor de p(0,05.
Resultados: o programa de intervenção fonoaudiológica em grupo elaborado demonstrou a importância do planejamento estrutural, incluindo a preparação, desenvolvimento e progressão das atividades de estimulação das habilidades do processamento fonológico e sua influência positiva no processo de aprendizagem, podendo ser utilizado como recurso terapêutico para crianças com mau desempenho escolar, além das possibilidades e desafios da prática grupal.
Conclusão: a proposta demonstrou ter aplicabilidade para aperfeiçoar as habilidades do processamento fonológico e potencializar os efeitos terapêuticos em crianças com mau desempenho escolar.
Palavras-chave
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Submitted date:
11/08/2023
Accepted date:
20/02/2024