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Artigos de Revisão

Behavioral tests used to assess central auditory processing in children - an integrative literature review

A utilização de testes comportamentais na avaliação do processamento auditivo central em crianças - revisão integrativa da literatura

Amanda Maião Franklin Avanzi; Ana Cláudia Vieira Cardoso

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Abstract

Purpose: to analyze the Brazilian bibliographic production, in the last decade, regarding the most used behavioral tests to assess central auditory processing in children.

Methods: an integrative literature review, whose research question was, “Which behavioral tests are most used to assess children’s central auditory processing?”. The following search strategy “(auditory processing) AND (behavioral tests) AND (children)”, was used to consult the Oasisbr, VHL, and SciELO databases. Free-access studies, published in full text in national and international journals, in Brazilian Portuguese or English, with replicable methods, and whose descriptors and topics answered the research question, were selected. Reviews, opinion articles, administration reports, websites, policies with indicators, information systems, and repeated or duplicate publications, were excluded. Two researchers conducted the analysis, and the studies were classified as either feasible or unfeasible. Data were collected between September and November 2021 and organized in tables and spreadsheets developed in Microsoft Excel.

Literature Review: initially, 64 studies were located, but after applying the eligibility criteria, 28 publications remained, which were read in full text.

Conclusion: the Frequency Pattern Test, Dichotic Digits Test, Gaps in Noise Test, Speech-in-Noise Test, and Pediatric Speech Intelligibility were the most used behavioral tests to assess children’s auditory processing.

Keywords

Child; Hearing Tests; Hearing; Auditory Perception; Hearing Disorders

Resumo

Objetivo: analisar a produção bibliográfica nacional da última década acerca dos testes comportamentais mais utilizados na avaliação do processamento auditivo central em crianças. 

Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura cuja questão norteadora foi: “Quais testes comportamentais são mais utilizados na avaliação do processamento auditivo central em crianças?”. A estratégia de busca foi: “(processamento auditivo) AND (testes comportamentais) AND (crianças)” e as bases de dados Oasisbr, BVS e SciELO foram consultadas. Foram selecionados estudos de acesso gratuito, publicados integralmente em revistas nacionais e internacionais, em português brasileiro ou inglês, com metodologias replicáveis e com descritores e temática pertinentes à questão norteadora. Foram excluídas revisões, publicações de opinião, relatórios de gestão, sites, políticas com indicadores, sistemas de informações e publicações repetidas ou duplicadas. A análise foi realizada por ambas as pesquisadoras e os estudos foram classificados como viáveis e inviáveis. Para a organização dos dados, foram elaboradas tabelas e planilhas no Microsoft Excel. A coleta de dados ocorreu entre setembro e novembro de 2021.

Revisão da Literatura: inicialmente, foram localizados 64 estudos; mas, após a aplicação dos critérios de elegibilidade, restaram 28 estudos, que foram lidos na íntegra. 

Conclusão: os testes comportamentais mais utilizados na avaliação do processamento auditivo em crianças foram: o Teste de Padrão de Frequência, o Teste Dicótico de Dígitos, o “Gaps in Noise”, o Teste de Fala com Ruído e o Teste de Logoaudiometria Pediátrica.

Palavras-chave

Criança; Testes Auditivos; Audição; Percepção Auditiva; Transtornos da Audição

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Submetido em:
04/06/2023

Aceito em:
01/09/2023

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