Behavioral tests used to assess central auditory processing in children - an integrative literature review
A utilização de testes comportamentais na avaliação do processamento auditivo central em crianças - revisão integrativa da literatura
Amanda Maião Franklin Avanzi; Ana Cláudia Vieira Cardoso
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: analisar a produção bibliográfica nacional da última década acerca dos testes comportamentais mais utilizados na avaliação do processamento auditivo central em crianças.
Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura cuja questão norteadora foi: “Quais testes comportamentais são mais utilizados na avaliação do processamento auditivo central em crianças?”. A estratégia de busca foi: “(processamento auditivo) AND (testes comportamentais) AND (crianças)” e as bases de dados Oasisbr, BVS e SciELO foram consultadas. Foram selecionados estudos de acesso gratuito, publicados integralmente em revistas nacionais e internacionais, em português brasileiro ou inglês, com metodologias replicáveis e com descritores e temática pertinentes à questão norteadora. Foram excluídas revisões, publicações de opinião, relatórios de gestão, sites, políticas com indicadores, sistemas de informações e publicações repetidas ou duplicadas. A análise foi realizada por ambas as pesquisadoras e os estudos foram classificados como viáveis e inviáveis. Para a organização dos dados, foram elaboradas tabelas e planilhas no Microsoft Excel. A coleta de dados ocorreu entre setembro e novembro de 2021.
Revisão da Literatura: inicialmente, foram localizados 64 estudos; mas, após a aplicação dos critérios de elegibilidade, restaram 28 estudos, que foram lidos na íntegra.
Conclusão: os testes comportamentais mais utilizados na avaliação do processamento auditivo em crianças foram: o Teste de Padrão de Frequência, o Teste Dicótico de Dígitos, o “Gaps in Noise”, o Teste de Fala com Ruído e o Teste de Logoaudiometria Pediátrica.
Palavras-chave
References
1. Magalhães MSQ. O distúrbio do processamento auditivo central na formação continuada de professores [dissertation]. São Paulo (SP): Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais, Universidade Nove de Julho; 2020.
2. Carvalho NG, Ubiali T, Amaral MIRD, Colella-Santos MF. Procedures for central auditory processing screening in schoolchildren. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85(3):319-328.
3. Amaral MIR, Carvalho NG, Colella-Santos MF. Computer-based central auditory processing screening for school-age children (audibility): an initial investigation. CoDAS. 2019;31(2):e20180157.
4. Braz CH, Gonçalves LF, Paiva KM, Haas P, Patatt FSA. Implications of musical practice in central auditory processing: a systematic review. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87(2):217-226.
5. Souza CA, Marques DC, Escarce AG, Lemos SMA. Central auditory processing and reading processes in children and adolescents: integrative review. Audiol., Commun. Res. 2020;25:e2366.
6. Stadulni ARP, Bueno CD, Schochat E, Sleifer P. Evaluation of central auditory processing in children affected by stroke: a systematic review of the literature. Audiol., Commun. Res. 2019;24:e2024.
7. Engel AC, Bueno CD, Sleifer P. Music training and auditory processing skills in children: a systematic review. Audiol., Commun. Res. 2019;24:e2116.
8. Sartori AATK, Delecrode CR, Cardoso ACV. (Central) auditory processing in schoolers in initial literacy grades. Codas. 2019;31(1):e20170237.
9. Souza IMP, Carvalho NG, Plotegher SDCB, Colella-Santos MF, Amaral MIR. Triagem do processamento auditivo central: contribuições do uso combinado de questionário e tarefas auditivas. Audiol., Commun. Res. 2018;23:e2021.
10. Sakai TA. Desempenho auditivo de crianças com transtorno dos sons da fala após estimulação auditiva: revisão integrativa da literatura [dissertation]. São Paulo (SP): Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista; 2020.
11. Souza CA, Marques DC, Escarce AG, Lemos SMA. Central auditory processing and reading processes in children and adolescents: integrative review. Audiol., Commun. Res. 2020;25:e2366.
12. Sousa LMM, Marques-Vieira CMA, Severino SSP, Antunes AV. The methodology of integrative review of literature in nursing. Nº21 Série 2-Novembro 2017. p.17-26.
13. Pires MM. A eficácia de um programa de treinamento auditivo temporal em crianças que apresentam erros ortográficos de caracterização surda-sonora [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2017.
14. Borges LR, Sanfins MD, Hein TAD, Paschoal JR, Colella-Santos MF. Audiological and behavior findings in children underwent a bilateral myringoplasty - a comparative study. Rev. CEFAC. 2016;18(4):881-8.
15. Santos TS, Mancini PC, Sancio LP, Castro AR, Labanca L, Resende LM. Findings in behavioral and electrophysiological assessment of auditory processing. Audiol., Commun. Res. 2015;20(3):225-32.
16. Gonçalves IC. Aspectos audiológicos da gagueira: evidências comportamentais e eletrofisiológicas [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2013.
17. Rezende BA, Lemos SM, Medeiros AM. Temporal auditory aspects in children with poor school performance and associated factors. Codas. 2016;28(3):226-33.
18. Santos FAA. Avaliação comportamental do processamento auditivo em crianças aos cinco anos de idade [dissertation]. Aracajú (SE): Universidade Federal do Sergipe; 2012.
19. Almeida RP. Avaliação comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica da audição em crianças desnutridas [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2012.
20. Borges LR. Avaliação do sistema nervoso auditivo central nas crianças com histórico de otite média [thesis]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas; 2017.
21. Nalom AFO, Schochat E. Performance of public and private school students in auditory processing, receptive vocabulary, and reading comprehension. Codas. 2020;32(6):e20190193.
22. Melo A, Mezzomo CL, Garcia MV, Biaggio EPV. Effects of computerized auditory training in children with auditory processing disorder and typical and atypical phonological system. Audiol., Commun. Res. 2016;21:e1683.
23. Brasil PD, Schochat E. Efficacy of auditory training using the Programa de Escuta no Ruído (PER) software in students with auditory processing disorders and poor school performance. Codas. 2018;30(5):e20170227.
24. Varanda CA, Mendes ECCS, Cresce MGGM, Nascimento RCGO, Grillo KRJ, Fernande FDM. Early identification and intervention on language deficits and behavioral difficulties in early childhood education. Psic.: Teor. e Pesq. 2019;35:e35313.
25. Bresola JO, Padilha FYOMM, Braga Junior J, Pinheiro MMC. The use of the dichotic digit test as a screening method. Codas. 2021;33(6):e20200314.
26. Pires MM, Mota MB, Pinheiro MM. The memory systems of children with (central) auditory disorder. Codas. 2015;27(4):326-32.
27. Oliveira JC, Murphy CF, Schochat E. Auditory processing in children with dyslexia: electrophysiological and behavior evaluation. Codas. 2013;25(1):39-44.
28. Madruga CC. Processamento auditivo: avaliação comportamental e eletrofisiológica de crianças e adolescentes com TDAH pré e pós treinamento auditivo [dissertation]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, 2014.
29. Berticelli AZ, Bueno CD, Rocha VO, Ranzan J, Riesgo RDS, Sleifer P. Central auditory processing: behavioral and electrophysiological assessment of children and adolescents diagnosed with stroke. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87(5):512-20.
30. Freiria Elias KM, Oliveira CC, Airoldi MJ, Franco KM, Rodrigues SD, Ciasca SM et al. Central auditory processing outcome after stroke in children. Arq Neuropsiquiatr. 2014;72(9):680-6.
31. Sanches AB. Processamento auditivo central em crianças com disfonia: avaliação comportamental e eletrofisiológica [dissertation]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas; 2016.
32. Romero ACL. Processamento auditivo comportamental e eletrofisiológico em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) [dissertation]. Marília (SP): Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista; 2013.
33. Menezes AAVB. Processamento auditivo em crianças com transtorno de aprendizagem e dislexia [dissertation]. Marília (SP): Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista; 2017.
34. Murphy CF, Pontes F, Stivanin L, Picoli E, Schochat E. Auditory processing in children and adolescents in situations of risk and vulnerability. Sao Paulo Med J. 2012;130(3):151-8.
35. Rezende BA, Lemos SMA, Medeiros AM. Quality of life of children with poor school performance: association with hearing abilities and behavioral issues. Arq Neuropsiquiatr. 2019;77(3):147-154.
36. Romero ACL, Sorci BB, Frizzo ACF. Relationship between auditory evoked potentials and middle latency auditory processing disorder: cases study. Rev. CEFAC. 2013;15(2):478-84.
37. Nunes CL, Pereira LD, Carvalho GS. Scale of Auditory Behaviors and auditory behavior tests for auditory processing assessment in Portuguese children. CoDAS. 2013;25(3):209-15.
38. Coelho LA, Morais MFB, Rodrigues PAL, DeLuccia GCP, Nardez TMB, Futigami ABV et al. Home auditory training for children with impairment hearing due to cleft lip and palate. Rev. CEFAC. 2018;20(2):154-165.
39. Donadon C. Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação [dissertation]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas; 2017.
Submitted date:
06/04/2023
Accepted date:
09/01/2023