Impact of deprivation of school physical space on child development during the pandemic: the perception of preschoolers’ families
Impacto da privação do espaço físico escolar no desenvolvimento infantil durante a pandemia: percepção de familiares de crianças em idade pré-escolar
Gabriela Gomes Prado de Almeida Vita; Tatiane Martins Jorge
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivos: caracterizar o contexto familiar e escolar de crianças matriculadas em pré-escolas durante a pandemia de COVID-19 em 2020 e verificar os efeitos da privação do ambiente físico escolar no desenvolvimento infantil, na percepção dos familiares, em relação aos aspectos cognitivo-linguísticos, socioemocionais e motores.
Métodos: participaram 139 familiares de crianças com idade entre um e cinco anos e 11 meses, residentes no estado de São Paulo, que responderam um questionário online sobre a caracterização do contexto familiar e escolar e impacto nos aspectos cognitivo-linguístico, socioemocional e motor. Utilizaram-se os testes estatísticos Qui-quadrado, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney, com valores significantes para p≤5%.
Resultados: para as crianças maiores, houve associação entre aumento de mudança de escola (p=0,0192) e maior prejuízo no aspecto socioemocional (p=0,0011). No aspecto cognitivo-linguístico, as crianças menores sentiram menos efeitos positivos (p=0,0137). A ausência do ambiente escolar e os efeitos gerais da pandemia influenciaram negativamente (p=0,0404; p=0,0134).
Conclusão: os familiares apresentavam em média 36 anos, nível superior de instrução e atividades laborais remotas. As crianças, matriculadas em escolas públicas ou privadas, recebiam atividades online. Todas as crianças foram expostas a telas e a maioria por quatro horas ou mais. O aspecto socioemocional foi mais prejudicado, seguido do cognitivo-linguístico. Os efeitos negativos superaram os positivos.
Palavras-chave
Referencias
1. Trindade IMB. Reflexões a partir da neurociência para o desenvolvimento infantil. Rev. Primeira Evolução. 2021;1(15):57-67.
2. Brasil. Lei n° 13.257 de 8 de março de 2016. Marco Legal pela Primeira Infância. Diário Oficial da União 9 mar 2016; 1. Available at:
3. Cresp L, Noro D, Nóbile MF. Neurodesenvolvimento na Primeira Infância: aspectos significativos para o atendimento escolar na Educação Infantil. Ensino em Re-Vista. 2020;27(Especial):1517-41.
4. Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Primeira Infância (2020). Repercussões da Pandemia de COVID-19 no Desenvolvimento Infantil. São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, 2020. Available at:
5. Souza RJ, Hernandes EDK, Silva IFR. A organização do espaço escolar na educação infantil. Rev. Zero-a-Seis. 2016;18(34):165-80.
6. Silva EHB, Silva Neto JG, Santos MC. Pedagogia na pandemia: reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social. Rev. RELAEC. 2020;1(4):1-16.
7. Araújo LA, Veloso CF, Souza MC, Azevedo JMC, Tarro G. The potential impact of the COVID-19 pandemic on child growth and development: a systematic review. J Pediatr. 2020;97(4):369-77.
8. Eysenbach G. Improving the quality of Web surveys: the Checklist for Reporting Results of Internet E-Surveys (CHERRIES). J Med Internet Res. 2004;6(3):1-6.
9. Lawshe CH. A quantitative approach to content validity. Personnel Psychology. 1975;28(4):563-75.
10. Polit D, Beck C, Owen S. Is the CVI an acceptable indicator of content validity? Appraisal and recommendations. Res. Nurs. Health. 2007;30(4):459-67.
11. Malhotra N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
12. A natalidade e o perfil das mães em São Paulo [database on the Internet]. São Paulo: Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE). [up dated 2001 may 12; accessed 2022 jul 29]. Available at:
13. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: PNAD Contínua: Educação: 2019 [database on the internet]. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 2020. [accessed 2022 jul 29]. Available at:
14. Censo Demográfico 2010 - Características da população e dos domicílios: resultados do universo [database on the internet]. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 2011. [accessed 2023 oct 23]. Available at:
15. Bezerra ACV, Silva CEM, Soares FRG, Silva JAM. Factors associated with people's behavior in social isolation during the COVID-19 pandemic. Ciênc. Saúde Colet. 2020;25(1):2411-21.
16. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) COVID-19: Microdados [database on the internet]. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Maio, 2020. [accessed 2022 jul 29]. Available at:
17. Araújo TM, Lua I. Work has moved home: remote work in the context of the COVID-19 pandemic. Rev. Bras. Saúde Ocup. 2021;46:1-11.
18. Lemos AHC, Barbosa AO, Monzato PP. Women in home office during the COVID-19 pandemic and the work-family conflict configurations. Rev. Adm. Empres. 2020;60(6):388-99.
19. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de Orientação: Grupo de Trabalho Saúde na Era Digital (2019-2021). Rio de Janeiro: SBP. Dez, 2019: p. 1-11. Available at:
20. Rocha MFA, Bezerra REA, Gomes LA, Mendes ALAC, Lucena AB. Consequences of excessive use of screens for children's health: an integrative literature review. Res., Soc. Dev. 2022;11(4):1-9.
21. Nobre JNP, Santos JN, Santos LR, Guedes SC, Pereira L, Costa JM et al. Determining factors in children's screen time in early childhood. Ciênc. Saúde Colet. 2021;26(3):1127-36.
22. Radesky JS, Christakis DA. Increased Screen Time: implications for early childhood development and behavior. Pediatr. Clin. North Am. 2016;63(5):827-39.
23. Buchweitz A. Language and reading development in the brain today: neuromarkers and the case for prediction. J Pediatr. 2016;92(3 Suppl 1):8-13.
24. Gayatri M. The implementation of early childhood education in the time of COVID-19 pandemic: a systematic review. Humanit. Soc. Sci. Rev. 2020;8(6):46-54.
25. Abuhammad S. Barriers to distance learning during the COVID-19 outbreak: a qualitative review from parents' perspective. Heliyon. 2020;6(11):2-8.
26. Ferreira PTPS. A reality of private schools before the COVID-19 pandemic. Faculdade Delta G&T. 2020;1(30):38-40. Available at:
27. Conselho Nacional de Educação (Brasil). Resolução nº. 05, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União 18 dez 2009; Seção 1. Available at:
28. Carta aberta da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) dirigida ao presidente do Conselho Nacional de Educação [homepage on the internet]. Brasília: Rede Nacional da Primeira Infância; [up dated 2020 mar 24; accessed 2022 jul 29]. Available at:
29. Manifesto ANPEd: Educação a Distância na Educação Infantil, não!. [homepage on the internet]. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); [up dated 2020 apr 20; accessed 2022 jul 29]. Available at:
30. Joye CR, Moreira MM, Rocha SSD. Distance education or emergency remote educational activity: in search of the missing link of school education in times of COVID-19. Res Soc Dev. 2020;9(7):1-29.
31. Mata AA, Lana e Silva ACF, Bernardes FS, Gomes GA, Silva IR, Meirelles JPSC et al. The impact of COVID-19 pandemic on mental health of children and adolescents: an integrative review. Braz. J. Dev. 2021;7(1):6901-69.
32. Figueiredo CS, Sandre PC, Portugal LCL, Mázala-de-Oliveira T, Silva LC, Raony I et al. COVID-19 pandemic impact on children and adolescents' mental health: Biological, environmental, and social factors. Prog Neuropsychopharmacol Biol Psychiatry. 2021;106(article 110171):1-9.
33. Alvarenga P, Soares ZF, Sales PKC, Anjos-Filho NC. Maternal education and developmental indicators in children: mediation of maternal knowledge on child development. Psico. 2020;51(1):1-14.
34. Saurabh K, Ranjan S. Compliance and psychological impact of quarantine in children and adolescents due to COVID-19 pandemic. Indian J Pediatr. 2020;87(7):532-6.
35. Yogman M, Garner A, Hutchinson J, Hirsh-Pasek K, Golinkoff RM, Baum R. The power of play: a pediatric role in enhancing development in young children. Pediatrics. 2018;142(3):2018-58.
36. Nobre JNP, Prat BV, Santos JN, Santos LR, Pereira L, Guedes SC et al. Quality of interactive media use in early childhood and child development: a multicriteria analysis. J. Pediatr. 2020;96(3):310-7.
Submitted date:
21/11/2022
Accepted date:
23/02/2023