Voice handicap in undergraduate speech-language-hearing students: Exploring its correlation with shyness
Desvantagem vocal em estudantes universitários do curso de fonoaudiologia: explorando a relação com a timidez
Lara Hassem; Isabella Marins; Ana Ruas; Silvana Frota; Rodrigo Dornelas
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: analisar a relação entre a autopercepção da desvantagem vocal e o grau de timidez em estudantes universitários.
Métodos: estudo de natureza observacional e transversal que incluindo estudantes com idade superior a 18 anos, matriculados no curso de Fonoaudiologia de uma Universidade Pública. Os participantes foram convidados a responder a um formulário online, que incluía uma ficha de identificação com perguntas relacionadas ao gênero, idade e formação, a Escala de Timidez de Check e Buss, e o Índice de Desvantagem Vocal reduzido (IDV-10). Os dados foram analisados descritiva e estatisticamente. Para a análise estatística utilizou-se o teste de Correlação de Spearman, o teste de Mann-Whitney e o teste Qui-Quadrado de Pearson, todos com nível de significância de 5%.
Resultados: 144 estudantes universitários, dos quais aproximadamente 28,5% apresentaram algum grau de timidez foram incluídos. Observou-se que cerca de 25% dos participantes relataram desvantagem vocal percebida. Verificou-se uma correlação significativa e de magnitude moderada entre timidez e desvantagem vocal percebida (ρ = 0,445; p < 0,001), bem como uma associação estatisticamente significativa entre essas variáveis (χ² = 21,0; p < 0,001).
Conclusão: há uma relação entre timidez e desvantagem vocal em estudantes universitários do curso de Fonoaudiologia. A timidez pode ser considerada uma característica que influencia significativamente a comunicação dessas pessoas, devendo ser incorporada como uma variável relevante no processo de aprimoramento das habilidades vocais e comunicativas.
Palavras-chave
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Submetido em:
21/04/2024
Aceito em:
29/05/2025