Myths about breastfeeding and speech therapy: Views of postpartum women and acceptance of guidance provided by the healthcare team
Mitos sobre aleitamento materno e fonoaudiologia: visão de puérperas e aceitação das orientações realizadas pela equipe de saúde
Andréa Monteiro Correia Medeiros; Carolina Alves Neres de Freitas; Anna Luiza dos Santos Matos; Esther Alves Régis dos Santos; Leticia Vieira Souza; Maria Letícia Souza Santos; Íkaro Daniel Carvalho Barreto; Herick Santos Assis; Aline de Siqueira Alves Lopes
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: investigar a visão de puérperas sobre mitos que envolvem aleitamento materno e aspectos fonoaudiológicos, e avaliar a aceitabilidade de orientações sobre essas temáticas.
Métodos: participaram 194 puérperas de uma maternidade pública do nordeste do Brasil, divididas em quatro grupos conforme assistência pré-natal e orientações recebidas sobre amamentação. Aplicado questionário com oito afirmativas (mito/verdade) e teste de aceitabilidade para saber se a intervenção grupal sobre mitos foi bem recebida. Utilizado modelo de Birnbaum para estimar discriminação, dificuldade e acerto ao acaso das afirmativas, além do teste Qui-quadrado de Pearson, com significância 5%.
Resultados: em todos os grupos houve acertos maiores de 70% para assertivas sobre linguagem, motricidade orofacial, fala e bicos artificiais. Maior desconhecimento foi sobre “troca de mamas”, “alimentação e produção de leite” e “dor no bico do peito” (acertos abaixo de 60%). Na fonoaudiologia o maior desconhecimento foi sobre audição. Houve diferença significativa para mito “leite fraco”, cujas participantes que nunca amamentaram demonstraram maior conhecimento daquelas com experiência. A aceitabilidade da ação foi 97,2% (67,6% adoraram e 29,6% gostaram).
Conclusões: puérperas apresentaram maior conhecimento sobre aspectos fonoaudiológicos do que para os aspectos gerais que envolvem a amamentação. Houve alta aceitabilidade para orientações sobre aleitamento materno e saúde fonoaudiológica.
Palavras-chave
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Submitted date:
07/14/2024
Accepted date:
03/28/2025