Revista CEFAC
https://revistacefac.org.br/article/doi/10.1590/1982-0216/20252726524
Revista CEFAC
Original Articles

Use of technological resources by early childhood education teachers before and during the COVID-19 pandemic

Uso de recursos tecnológicos por professores da educação infantil, antes e durante a pandemia da COVID-19  

Gabriel Thomazini Salazar; Giovana Aparecida Scherite Maschio; Fabiana Xavier Vieira Zanella; Aline Roberta Aceituno da Costa; Simone Rocha de Vasconcellos Hage

Downloads: 0
Views: 20

Abstract

Purpose: to investigate the use of technology by early childhood education teachers in teaching before and during the COVID-19 pandemic, highlighting how they faced the challenges of remote classes.

Methods: a primary, observational, and cross-sectional study with convenience sampling and descriptive and inferential statistical analysis. 794 teachers from public and private schools answered a questionnaire about the situations experienced before and during the pandemic. The McNemar and Wilcoxon tests were used, and the level of statistical significance considered was less than 5% (p<0.05).

Results: most of the responses were from public school teachers. The use of non-tangible technological resources was not part of the participants' routine, and 83.2% had difficulty using them during the pandemic. 91.9% had difficulty monitoring their children's progress, virtually, and dealing with different family contexts.

Conclusion: the social isolation imposed by the pandemic led to the use of non-tangible technologies through resources that were not developed for educational purposes. The lack of equipment in the home environment and the lack of knowledge about the use of technological resources were the most decisive difficulties. Although most schools and city governments made platforms and programs available for classes, few had the necessary training. Monitoring children's progress virtually was challenging, as was dealing with the activities proposed for home, considering the different family contexts.

Keywords

Science, Technology and Society; Communication; Pandemics; Child Rearing; Child

Resumo

Objetivo: investigar o uso da tecnologia no ensino pelos professores da educação infantil antes e durante a pandemia da Covid-19, apontando como eles enfrentaram os desafios das aulas remotas.

Métodos: estudo primário, observacional e transversal, amostragem do tipo conveniência e análise estatística descritiva e inferencial. 794 professores de escolas públicas e privadas responderam questionário acerca das situações vivenciadas antes e durante a pandemia. Foram utilizados os testes de McNemar e Wilcoxon e o nível de significância estatística considerado foi menor que 5% (p<0,05).

Resultados: a maior parte das respostas obtidas foi de professores do ensino público. A utilização dos recursos tecnológicos não tangíveis não fazia parte da rotina dos participantes e 83,2% tiveram dificuldades para utilizá-los durante a pandemia. 91,9% apresentaram dificuldades em acompanhar os progressos das crianças de forma virtual, além de lidarem com contextos familiares diversos.

Conclusão: o isolamento social imposto pela pandemia levou a utilizar tecnologias não tangíveis por meio de recursos que não foram desenvolvidos para uso didático. A carência de equipamento no ambiente domiciliar e a falta de conhecimento sobre o uso dos recursos tecnológicos foram as dificuldades mais contundentes. Embora a maioria das escolas e prefeituras tenham disponibilizado plataformas e programas para as aulas, poucos tiveram o treinamento necessário. Acompanhar os progressos das crianças de forma virtual foi desafiador, assim como lidar com contextos familiares diversos no auxílio das atividades domiciliares.

Palavras-chave

Ciência, Tecnologia e Sociedade; Comunicação; Pandemias; Educação Infantil; Criança

Referencias

1. González Rey FL. O pensamento de Vygotsky: contradições, desdobramentos e desenvolvimento. 1st ed. São Paulo: Hucitec; 2010.

2. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica [Webpage on the internet]. Parâmetros nacionais de qualidade da educação infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2018 [Accessed 2023 out 17]. Available at: http://portal.mec.gov.br/docman/2020/141451-public-mec-web-isbn-2019-003/file

3. Sargiani RA, Maluf MR. Linguagem, cognição e educação infantil: contribuições da Psicologia Cognitiva e das Neurociências. Psicol Esc Educ. 2018;22(3):477-84. https://doi.org/10.1590/2175-35392018033777

4. Kuhl PK. Early language learning and literacy: Neuroscience implications for education. Mind, brain Educ. 2011;5(3):128-42. https://doi.org/10.1111/j.1751-228X.2011.01121.x PMID: 21892359.

5. Brasil. Ministério da Saúde [Webpage on the internet]. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara emergência em saúde pública de importância nacional (ESPIN) em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV). 2020 [Accessed 2023 out 20]. Available at: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/portaria-188-20-ms.htm

6. Brasil [Webpage on the internet]. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996 [Accessed 2023 out 21]. Available at: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

7. São Paulo (SP) [Webpage on the internet]. Conselho Municipal de Educação. Resolução CME nº 02, de 19 de março de 2020. Dispõe sobre normas para a reorganização dos calendários escolares, devido ao surto global do Coronavírus, nas Unidades Educacionais do Sistema Municipal de Ensino de São Paulo. 2020 [Accessed 2023 out 20]. Available at: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/resolucao-cme-no-02-2020/

8. Neves VNS, Fialho LMF, Machado CJS. Trabalho docente no Brasil durante a pandemia da Covid-19. Educação Unisinos. 2021;25:1-18. https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.26

9. Hochman B, Nahas FX, Oliveira Filho RS, Ferreira LM. Desenhos de pesquisa. Acta Cir Bras. 2005;20(suppl 2):2-9. https://doi.org/10.1590/S0102-86502005000800002

10. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo [Webpage on the internet]. Educação SP anuncia volta obrigatória às aulas a partir do dia 18 de outubro. Anunciado em 13 de Outubro de 2021 [Accessed 2024 jun 28]. Available at: https://www.educacao.sp.gov.br/educacao-sp-anuncia-volta-obrigatoria-aulas-partir-dia-18-de-outubro/

11. Secretaria Municipal de Educação do Estado de São Paulo [Webpage on the Internet]. Uso de tecnologias em contexto de pandemia: o que aprendemos e como prosseguir aprendendo? São Paulo: SME/COPED, 2021 [Accessed 2023 out 20]. Available at: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/uso-de-tecnologias-em-contexto-de-pandemia-o-que-aprendemos-e-como-prosseguir-aprendendo/

12. Providello CF, Ferreira MCF, Hage SRV. Use of handheld screens and language development - Parents' perception and the construction of a guidance booklet. Rev. CEFAC. 2023;25(4):e1923. https://doi.org/10.1590/1982-0216/20232541923

13. Andrade ER, Nunes MFR, Farab Neto M, Abramovay M. O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. São Paulo: Unesco/Moderna, 2004.

14. Hirata G, Oliveira JBA, Mereb TM. Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham. Ensaio: aval pol públ educ. 2019;27(102):179-203. https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002701888

15. Comazzetto LR, Vasconcellos SJL, Perrone CM, Gonçalves J. A geração Y no mercado de trabalho: um estudo comparativo entre gerações. Psicol cienc prof. 2016;36(1):145-57. https://doi.org/10.1590/1982-3703001352014

16. Zauche LH, Thul TA, Mahoney AED, Stapel-Wax JL. Influence of language nutrition on children's language and cognitive development: An integrated review. Early Child Res Q. 2016;36(3rd quarter):318-33. https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2016.01.015

17. Sommerhalder A, Pott ETB, Rocca CL. A educação infantil em tempo de SARS-CoV-2: a (re)organização dos fazeres docentes. Educ Pesqui. 2022;48:e254817. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254817

18. Moran JM, Masetto M, Behrens MA. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21st ed. Campinas: Papirus; 2013.

19. Champangnatte DMO, Nunes LC. A inserção das mídias audiovisuais no contexto escolar. Educ rev. 2011;27(3):15-38. https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000300002

20. Brasil. Ministério da Educação [Webpage on the Internet]. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. ProInfo. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2021 [Accessed 2023 out 31]. Available at: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/proinfo

21. Brasil. Ministério da Educação [Webpage on the Internet]. Base nacional comum curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018 [Accessed 2023 out 19]. Available at: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

22. Anjos CI, Francisco DJ. Educação infantil e tecnologias digitais: reflexões em tempos de pandemia. Zero-a-Seis. 2021;23(2):125-46. https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79007

23. Ludovico FM, Molon J, Barcellos PDSCC, Franco SRK. Covid-19: desafios dos docentes na linha de frente da educação. Interfaces Científicas - Educação. 2020;10(1):58-74. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p58-74

24. Cipriani FM, Moreira AFB. Educação, tecnologias digitais e implicações da Covid-19 no sistema educacional brasileiro. Educação, Sociedade & Culturas. 2021;(59):139-60. https://doi.org/10.24840/esc.vi59.340

25. Fialho LMF, Neves VNS. Teachers amid emergency remote teaching: Repercussions of social distancing on formal education. Educ Pesqui. 2022;48:e260256. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248260256por

26. Souza APG, Reali AMMR. Construção de práticas pedagógicas na educação básica em tempos de pandemia. Revista práxis educacional. 2022;18(49):e9099. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9099

27. Klapproth F, Federkeil L, Heinschke F, Jungmann T. Teachers' experiences of stress and their coping strategies during Covid-19 induced distance teaching. J Pedagog Res. 2020;4(4):444-52. https://doi.org/10.33902/JPR.2020062805

28. Silva FJA, Marques R, Souza Júnior M, Grzebieluka D, Triches JC, Lima KC et al. As dificuldades encontradas pelos professores no ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. Res, Soc Dev. 2022;11(2):e17511225709. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25709

29. Martins Filho J, Castro JS. Avaliação na e da educação infantil. Avaliação de contexto. Pro-Posições. 2018;29(2):11-23. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0155

30. Rosemberg F. Policies for early childhood education and assessment. Cad Pesqui. 2013;43(148):44-75. https://doi.org/10.1590/S0100-15742013000100004

31. Santos AD, Silva JK. The impact of social isolation on child cognitive and behavioral development. Res, Soc Dev. 2021;10(9):e36110918218. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18218

32. Lunardi NMSS, Nascimento A, Sousa JB, Silva NRM, Pereira TGN, Fernandes JSG. Aulas remotas durante a pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educ Real. 2021;46(2):e106662. https://doi.org/10.1590/2175-6236106662

33. Timmons K, Cooper A, Bozek E, Braund H. The impacts of Covid-19 on early childhood education: Capturing the unique challenges associated with remote teaching and learning in K-2. Early Child Educ J. 2021;49(5):887-901. https://doi.org/10.1007/s10643-021-01207-z
 


Submitted date:
12/11/2023

Accepted date:
22/01/2025

67f6b4a2a95395301b58f9f3 cefac Articles

Revista CEFAC

Share this page
Page Sections