Use of technological resources by early childhood education teachers before and during the COVID-19 pandemic
Uso de recursos tecnológicos por professores da educação infantil, antes e durante a pandemia da COVID-19
Gabriel Thomazini Salazar; Giovana Aparecida Scherite Maschio; Fabiana Xavier Vieira Zanella; Aline Roberta Aceituno da Costa; Simone Rocha de Vasconcellos Hage
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: investigar o uso da tecnologia no ensino pelos professores da educação infantil antes e durante a pandemia da Covid-19, apontando como eles enfrentaram os desafios das aulas remotas.
Métodos: estudo primário, observacional e transversal, amostragem do tipo conveniência e análise estatística descritiva e inferencial. 794 professores de escolas públicas e privadas responderam questionário acerca das situações vivenciadas antes e durante a pandemia. Foram utilizados os testes de McNemar e Wilcoxon e o nível de significância estatística considerado foi menor que 5% (p<0,05).
Resultados: a maior parte das respostas obtidas foi de professores do ensino público. A utilização dos recursos tecnológicos não tangíveis não fazia parte da rotina dos participantes e 83,2% tiveram dificuldades para utilizá-los durante a pandemia. 91,9% apresentaram dificuldades em acompanhar os progressos das crianças de forma virtual, além de lidarem com contextos familiares diversos.
Conclusão: o isolamento social imposto pela pandemia levou a utilizar tecnologias não tangíveis por meio de recursos que não foram desenvolvidos para uso didático. A carência de equipamento no ambiente domiciliar e a falta de conhecimento sobre o uso dos recursos tecnológicos foram as dificuldades mais contundentes. Embora a maioria das escolas e prefeituras tenham disponibilizado plataformas e programas para as aulas, poucos tiveram o treinamento necessário. Acompanhar os progressos das crianças de forma virtual foi desafiador, assim como lidar com contextos familiares diversos no auxílio das atividades domiciliares.
Palavras-chave
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Submitted date:
12/11/2023
Accepted date:
22/01/2025