Mapping the evidence available in the scientific literature regarding the impact of individual, environmental and organizational factors on teachers’ vocal illness: A scope review protocol
Mapeamento das evidências disponíveis na literatura científica quanto ao impacto dos fatores individuais, ambientais e organizacionais no adoecimento vocal docente: um protocolo de revisão de escopo
Vanessa Fernandes de Almeida Porto; Edna Pereira Gomes de Morais; Josineide Francisco Sampaio; Carlos Botazzo
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: mapear e caracterizar as evidências disponíveis na literatura científica quanto ao impacto dos fatores individuais, ambientais e organizacionais no adoecimento vocal docente.
Métodos: protocolo de revisão de escopo seguindo as diretrizes do Joanna Briggs Institute Reviewer’s Manual e do Checklist PRISMA ScR. Foi elaborada a seguinte pergunta: Quais as evidências disponíveis na literatura científica quanto ao impacto dos fatores individuais, ambientais e organizacionais no adoecimento vocal docente? Será realizada uma busca nas bases de dados LILACS (BVS), MEDLINE (PUBMED), Embase (Elsevier), Cochrane (apenas Ensaios Clínicos), Speechbite, Scopus (Elsevier) e Web of Science. A estratégia de busca será desenvolvida para a MEDLINE (PUBMED) e adaptada para as demais bases. Serão incluídos estudos realizados com professores de qualquer nível de ensino, faixa etária e gênero, com queixas relacionadas à voz e que abordem o impacto do trabalho docente no adoecimento vocal. A seleção dos estudos será realizada por duas revisoras independentes e cegadas. Os resultados serão apresentados por meio de gráficos, quadros ou tabelas.
Considerações Finais: o protocolo pode evidenciar lacunas, compreender as metodologias de investigação utilizadas pelos estudos a serem incluídos, possibilitando a realização de estudos primários que permitam melhores evidências quanto à relação organização, ambiente de trabalho e docência.
Palavras-chave
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Submitted date:
12/01/2023
Accepted date:
01/31/2024