Analysis of scores in the Childhood Autism Rating Scale of children with Autism Spectrum Disorder before and after intervention with the method - Development of Communication Skills in Autism
Análise do escore do Childhood Autism Rating Scale de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo pré e pós-intervenção com Método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo
Brigitte Bezerra Lima da Silva; Ivana Arrais de Lavor Navarro Xavier; Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima; Isabelle Delgado; Ana Cristina de Albuquerque Montenegro
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: analisar as mudanças na classificação do autismo, após intervenção com o Método Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo, em crianças avaliadas com a Escala de Classificação do Autismo Infantil.
Métodos: trata-se de um estudo de análise quantitativa. Foi aplicada a Escala de Classificação do Autismo Infantil pré e pós vinte sessões fonoaudiológicas com o método. Participaram 14 crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, de ambos os sexos, com idades entre 2 e 6 anos, não verbais ou minimamente verbais. Utilizaram-se o Teste de Shapiro-Wilk para verificar o padrão de normalidade e o Teste de Wilcoxon para comparação de medidas de tendência central dos itens avaliados pela escala entre os momentos pré e pós-intervenção. Considerou-se associação significante o valor de p <0,05 (5%).
Resultados: a amostra apresentou redução do nível de suporte do autismo após intervenção. O maior grupo classificado pela escala na amostra pré-intervenção foi de “Autismo Moderado” (42,86%), seguido por “Autismo Grave” e “Autismo Leve”, ambos com 28,57%. Pós-intervenção observou-se, na maior parte, pontuação equivalente ao “Autismo Leve” (64,29%), seguido da categoria “Sem Autismo” (21,43%) e, “Autismo Moderado” e “Grave”, ambos com 7,14%.
Conclusão: a implementação do Método Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo favoreceu o desenvolvimento de habilidades comunicacionais, cognitivas e comportamentais, e redução do nível de suporte do autismo na amostra de crianças avaliadas.
Palavras-chave
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Submetido em:
29/02/2024
Aceito em:
23/05/2024