Maintenance of knowledge acquired by community health workers on hearing health topics: A remote teaching approach
Manutenção do conhecimento adquirido por agentes comunitários de saúde sobre temáticas relacionadas à saúde auditiva: Uma proposta na modalidade remota
Glória Cristina de Souza Streit; Júlia Borgheti Brum; Laura Binsfeld Hames; Rafael Niederauer do Nascimento; Fernanda Soares Aurélio Patatt
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: mensurar a manutenção do conhecimento adquirido por agentes comunitários de saúde sobre saúde auditiva e verificar se há associação com as variáveis faixa etária, escolaridade e tempo de função.
Métodos: estudo experimental, do qual 30 agentes comunitários de saúde participaram em quatro encontros remotos. No primeiro encontro foram coletados os dados acerca das variáveis faixa etária, escolaridade e tempo de função dos profissionais. No segundo e no terceiro, realizaram-se ações educativas sobre: 1) audição, 2) saúde/alterações auditivas, 3) organização do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva, 4) uso e higienização das próteses auditivas e 5) importância das consultas de acompanhamento, além da aplicação do Quiz pós-imediato. No quarto encontro, aplicou-se o Quiz póstardio. Cada Quiz continha dez situações-problema. Mensurou-se a manutenção do conhecimento por meio da comparação dos escores de acertos. Ainda, realizou-se a associação entre os desempenhos obtidos pelos sujeitos e as variáveis. Os dados foram submetidos aos testes estatísticos de McNemar, Binomial e Exato de Fisher, adotando-se significância de 5%.
Resultados: não houve diferença nos escores de acertos ao comparar os Quizzes. A manutenção do conhecimento não teve relação com as variáveis.
Conclusão: o conhecimento adquirido pelos agentes comunitários de saúde manteve-se meses após as ações educativas e foi independente das variáveis faixa etária, escolaridade e tempo de função.
Palavras-chave
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Submetido em:
25/10/2023
Aceito em:
08/03/2024