Influence of motivation to learn on adolescents’ quality of life and school performance: A protocol for a systematic review with meta-analysis
Influência da motivação para aprender na qualidade de vida e no desempenho escolar de adolescentes: um protocolo de revisão sistemática com metanálise
Graziela Nunes Alfenas Fernandes; Clarice Soares França Silva; Renata Sol Magalhães Porto; Stela Maris Aguiar Lemos
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: verificar a relação da motivação para aprender com a qualidade de vida e com o desempenho escolar de adolescentes do ensino fundamental.
Métodos: a revisão será embasada em diretrizes internacionais. A estratégia PEO (População, Exposição, Desfecho) foi utilizada para elaborar a pergunta norteadora e foram estabelecidos critérios de elegibilidade. As bases de dados Medline, via PubMed, Scopus e Web of Science serão consultadas por meio das respectivas equações de busca. Para seleção dos estudos, algumas etapas serão cumpridas por avaliadoras de forma independente. A extração dos dados será realizada por meio de instrumento próprio. Para a avaliação da qualidade metodológica ou risco de viés dos estudos serão utilizados protocolos segundo o tipo de estudo. A análise e a apresentação dos resultados serão feitas de forma qualitativa e quantitativa.
Considerações Finais: o desenvolvimento deste trabalho possibilitará uma análise das pesquisas realizadas sobre as temáticas envolvidas, identificando lacunas existentes, além de possibilitar a observação mais detida das evidências disponíveis para nortear a prática educativa e o planejamento de ações que visem à promoção da saúde para estudantes adolescentes.
Palavras-chave
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Submitted date:
07/09/2023
Accepted date:
21/11/2023