Quality of life and metamemory in higher education students during the COVID-19 pandemic
Qualidade de vida e metamemória em estudantes do nível superior durante a pandemia da COVID-19
Nathália Monteiro Santos; Raphaela Barroso Guedes-Granzotti; Pablo Jordão Alcântara Cruz; Grace Anne Azevedo Dória; Rodrigo Dornelas; Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César; Priscila Lima dos Santos; Kelly da Silva
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: analisar a qualidade de vida e a metamemória e verificar seus preditores em estudantes durante a pandemia da COVID-19.
Métodos: trata-se de uma pesquisa transversal realizada por meio de coleta online com a aplicação de um questionário inicial para caracterizar a amostra, do WHOQOL-bref para investigar a qualidade de vida e do Questionário de Metamemória em Adultos (versão reduzida) – MIAr para avaliar a metamemória, em um grupo de estudantes de graduação e outro de pós-graduação. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Realizou-se a regressão linear múltipla para verificar as variáveis preditoras. Foi considerado o nível de significância de 5% (p≤0,05).
Resultados: participaram do estudo 977 universitários, sendo a maioria (70,73%) do gênero feminino e com faixa de renda menor que três salários-mínimos (63,56%). Para a qualidade de vida, tanto para o grupo de graduandos quanto de pós-graduandos, a faixa de renda, o grupo de risco para COVID-19 e a idade foram preditores, enquanto para uma boa metamemória os preditores foram o gênero masculino e a idade.
Conclusão: para os estudantes, durante a pandemia da COVID-19, o principal preditor da qualidade de vida foi possuir maior faixa de renda e o da metamemória foi ser do gênero masculino.
Palavras-chave
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Submetido em:
10/08/2023
Aceito em:
01/12/2023