The effects of the RELATo-BRAZIL Intervention Program in early-grade readers: outcomes of a pilot study
Os efeitos do Programa de Intervenção RELATo-BRAZIL em leitores iniciantes: resultados de um estudo piloto
Helena Ferro Blasi; Luciane Mari Deschamps; Renata Maykot Veiga; Ester Martins Fermino
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: realizar um estudo piloto, aplicando o programa Reading and Language Together - Brazil (RELAToBrazil), com vistas a incentivar o desenvolvimento da leitura e da linguagem oral por meio do trabalho com as habilidades de consciência fonológica e o aprimoramento do vocabulário no contexto escolar.
Métodos: participaram do estudo nove crianças, de ambos os gêneros, com idade entre 8 e 10 anos, matriculadas no terceiro ano do ensino fundamental de uma escola particular do município de Florianópolis, Santa Catarina. O programa foi aplicado em três fases: Fase 1- pré-intervenção, com provas de avaliação da leitura e vocabulário, Fase 2 – intervenção com sessões de diferentes tipos. Fase 3 – pós-intervenção, que constou da reavaliação dos sujeitos, utilizando a mesmas provas aplicadas na Fase 1. Os dados foram armazenados em planilhas do programa Microsoft Excel e exportados para análise estatística no software IBM SPSS versão 25. O nível de significância considerado foi de p≤0,05.
Resultados: após 21 sessões de intervenção, constatou-se melhor desempenho dos participantes ao comparar os resultados das fases pré-intervenção e pós-intervenção. Há diferença estatisticamente significativa nas distribuições percentuais dos campos conceituais do vocabulário para Móveis e utensílios (p=0,028), Locais (p=0,009) e Formas e cores (p=0,047). A taxa de leitura não mostrou diferença estatística, porém melhor desempenho das crianças em tempo e acurácia da leitura após a intervenção.
Conclusão: os dados sugerem que treinar a consciência fonêmica, a linguagem oral e a ligação entre as duas no contexto da leitura real de livros pode ser uma intervenção eficaz na leitura, além de promover competências de linguagem oral.
Palavras-chave
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Submitted date:
08/29/2023
Accepted date:
11/01/2023