Revista CEFAC
https://revistacefac.org.br/article/doi/10.1590/1982-0216/20232552023
Revista CEFAC
Original Articles

Hearing health of adults and the elderly: effectiveness of remote educational actions for Community Health Agents

Saúde auditiva de adultos e idosos: efetividade de ações educativas  na modalidade remota para agentes comunitários de saúde

Glória Cristina de Souza Streit; Rafael Niederauer do Nascimento; Rochele Martins Machado; Fernanda Soares Aurélio Patatt

Downloads: 0
Views: 152

Abstract

Purpose: to assess the evolution of educational actions on hearing health, in the remote format, for Community Health Agents from Santa Maria, RS, Brazil, and to identify if there is a relationship between the level of knowledge acquired and the variables age, length of service and education.

Methods: a quantitative and interventional research, carried out with 44 Community Health Agents, who participated in three meetings, via Google Meet. In the first, data on the professionals' knowledge were collected and, in the second and third meetings, there was training on 1) hearing, 2) hearing health and disorders, 3) organization of the Hearing Health Service, 4) use/hygiene of hearing aids and 5) importance of users' follow-up at the service, and the collection of knowledge acquired on these topics. Such collection took place through Quizzes, elaborated in Google Forms. The statistical tests Chi-square and Two-sample Test of Proportions were used to statistically analyze the data, with a significance of 5%.

Results: there was a difference in the rate of correct answers in the post-training Quiz and the acquisition of knowledge was more evident when compared to the performances "worse" and "mistake" in themes 1, 2, 3 and 4. No relationship was found between the level of knowledge acquired and the studied variables.

Conclusion: the educational actions proved to be effective and the level of knowledge acquired on the topics is not related to the studied variables.

Keywords

Hearing; Community Health Workers; Health Education; Effectiveness; Public Health

Resumo

Objetivo: verificar a efetividade de ações educativas sobre saúde auditiva, no formato remoto, para agentes comunitários de saúde de Santa Maria/RS e identificar se há relação entre o nível de conhecimento adquirido e as variáveis idade, tempo de função e escolaridade. 

Métodos: pesquisa quantitativa e intervencionista, realizada com 44 agentes comunitários de saúde, que participaram de três encontros, via Google Meet. No primeiro, foram coletados dados acerca do conhecimento prévio dos profissionais e, no segundo e terceiro encontros, ocorreu a capacitação sobre 1) audição, 2) saúde/alterações auditivas, 3) organização do Serviço de Saúde Auditiva, 4) uso/ higienização das próteses auditivas e 5) importância do retorno dos usuários ao serviço, e a coleta do conhecimento adquirido acerca destes temas. Tais coletas deram-se por meio de Quizzes, elaborados no Google Forms. Os dados foram submetidos aos testes estatísticos Igualdade de Duas Proporções e Quiquadrado, adotando-se significância de 5%. 

Resultados: constatou-se diferença no índice de acertos no Quiz pós-capacitação e a aquisição do conhecimento foi mais evidente quando comparada aos desempenhos “piora” e “erro” nos temas 1, 2, 3 e 4. Não foi encontrada relação entre o nível de conhecimento adquirido e as variáveis estudadas. 

Conclusão: as ações educativas mostraram-se efetivas e o nível de conhecimento adquirido sobre os temas abordados não está relacionado às variáveis estudadas.

Palavras-chave

Audição; Agentes Comunitários de Saúde; Educação em Saúde; Efetividade; Saúde Pública

References

1. World Health Organization [homepage on the internet]. Deafness and hearing loss [accessed 2022 jul 26]. Available at: https://www.who.int/health- topics/hearing-loss#tab=tab_2

2. Fiocruz [homepage on the internet]. Painel de Indicadores de Saúde - Pesquisa Nacional de Saúde [accessed 2022 jul 26]. Available at: https://www.pns.icict.fiocruz.br/painel-de-indicadores-mobile-desktop/

3. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/ MS nº. 2.073, de 28 de setembro de 2004. Institui a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2004.

4. Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011. Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite. [acessed 2015 jul 12]. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011- 2014/2011/DECRETO/D7612.htm

5. Brasil. Portaria n. 793, de 24 de abril de 2012. Institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde. Ministério da Saúde. 24 abr 2012.

6. Armigliato ME, Prado DG de A, Melo TM de, Martinez MAN de S, Lopes AC, Amantini RCB et al. Avaliação de serviços de saúde auditiva sob a perspectiva do usuário: proposta de instrumento. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(1):32-9.

7. Rego TAS, Souza IL de, Corrêa V de OS, Rocha CMM da, Capelli J de CS. Capacitação em saúde auditiva: resultados de ações em educação em saúde no município de Macaé/RJ. Fiep Bull. 2016;86(1).

8. Brasil, Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica, 2012. Available at: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf.

9. Secretaria de Município de Saúde. Plano Municipal de Saúde 2022-2025. [book on the internet]. Santa Maria: SMS; 2021. [accessed 2022 jul 26]

10. Brites LS, Souza APR de, Lessa AH. Fonoaudiólogo e agente comunitário de saúde: uma experiência educativa. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2008;13(3):258-66.

11. Arakawa AM, Sitta EI, Caldana ML, Sales-Peres SHC. Análise de diferentes estudos epidemiológicos em audiologia realizados no Brasil. Rev. CEFAC. 2011;13(1):152-8.

12. Costa HO, Chagas MIO, Correia RBF, Dias MSA, Souza FL de, Queiroz AHAB. Conhecimentos e práticas dos agentes comunitários de Saúde frente aos problemas fonoaudiológicos da população na atenção básica. SANARE. 2012;11(2):32-43.

13. Arakawa AM, Sitta ÉI, Maia Junior FA, Carleto NG, Santo CE, Bastos RS et al. Evaluation of a training program in Speech-Language and Hearing Sciences for community health agents in Brazilian Amazon. Distúrb. Comun. 2013;25(2):203-10.

14. Andrade A, Borges VMS, Sleifer P. Efetividade de um programa de capacitação sobre saúde auditiva para agentes comunitários de saúde. RAS. 2020;18(63):52-64. https://doi.org/10.13037/ras.vol18n63.5724

15. Alvarenga KF, Bevilacqua MC, Martinez MANS, Melo TM, Blasca WQ, Taga MF de L. Proposta para capacitação de agentes comunitários de saúde em saúde auditiva. Pró-Fono Rev. Atual. Científ. 2008;20(3):171-6.

16. Melo TM de, Alvarenga K de F, Blasca WQ, Taga MF de L. Capacitação de agentes comunitários de saúde em saúde auditiva: efetividade da videoconferência. Pró-Fono Rev. Atual. Científ. 2010;22(2):139-44.

17. Araújo ES. Ensino a distância na capacitação de agentes comunitários de saúde na área de saúde auditiva infantil: análise da eficácia do CD-ROM [dissertation]. Bauru (SP): Faculdade de Odontologia de Bauru; 2012.

18. Araújo ES, Jacob-Corteletti LCB, Abramides DVM, Alvarenga K de F. Community Health Workers training on infant hearing health: information retention. Rev. CEFAC. 2015;17(2):445-53.

19. Paul J, Jefferson F. A comparative analysis of student performance in an online vs. face-to-face environmental science course from 2009 to 2016. Front Comput Sci. 2019;1(7):1-9.

20. Cueva K, Revels L, Kuhnley R, Cueva M, Lanier A, Dignan M. Co-creating a culturally responsive distance education cancer course with, and for, Alaska's community health workers: motivations from a survey of key stakeholders. J Cancer Educ. 2017;32(3):426-31.

21. Villardi ML, Cyrino EG, Berbel NAN. A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, 118 p. ISBN 978-85-7983662-6. SciELO Books. Available at: https://static.scielo.org/scielobooks/dgjm7/pdf/villardi-9788579836626

22. Dantas VL, Linhares AMB. Círculos de Cultura: problematização da realidade e protagonismo popular. In: Brasil. Ministério da Saúde (2014). II Caderno de Educação Popular e Saúde: Textos Básicos de Saúde Caderno de educação popular em saúde. P: 74-77. Available at: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/2_caderno_educacao_popular _saude.pdf

23. Carabetta Júnior V. Metodologia da problematização: possibilidade para a aprendizagem significativa e interdisciplinar na educação médica. FEM: Revista de la Fundación Educación Médica. 2017;20(3):103-10.

24. Nunes AIBL, Silveira R do N. Psicologia da Aprendizagem: processo, teorias e contextos. 3ª ed. Brasília: Liber Livro, 2011.

25. Camargo CACM, Camargo MAF, Souza V de O. A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. Revista Thema. 2019;16(3):598-606.

26. Souza JR de, Silva A de OV da. Factors that interfere in the teaching and learing process. Res. Soc. Dev. 2021;10(6):1-8.

27. Ferraz L, Aerts DRG de C. O cotidiano de trabalho do agente comunitário de saúde no PSF em Porto Alegre. Cienc Saúde Colet. 2005;10(2):347-55.

28. Lino MM, Lanzoni GMM, Albuquerque GL de, Schveitzer MC. Perfil socioeconômico, demográfico e de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. Cogitare Enferm. 2012;17(1):57-64.

29. Esteves S, Tavares S, Rezende I, Cavalcante A, Araújo A, Amaral R et al. Perfil sócio-demográfico do agente comunitário de saúde do município de Goiânia - GO. In: Pimentel MH, Pinto ICJF, Pereira OR, editors. Farmácia de Hoje, Fármacos de Amanhã. Ias Jornadas de Farmácia ESSa- IPB. Livro de Actas. Bragança: Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Bragança; 2012. p. 229-37.

30. Guimarães MSA, Sousa MF de, Mucari TB. Perfil sociodemográfico dos Agentes Comunitários de Saúde da Estratégia Saúde da Família no município de Palmas-TO. Revista Desafios. 2017;04(03):60-72.

31. Silva DRS, Santos EF de O, Carvalho HG de, Albuquerque NLA de, Santos RB dos, Wanderley T da C et al. Oficina sobre aleitamento materno com Agentes Comunitários de Saúde: do saber ao aprendizado. R Bras Ci Saúde. 2019;23(4):411-20.

32. Castro TT de O, Zucki F. Training of community health agents in health hearing children: current perspectives. CoDAS. 2015;27(6):616-

33. Freitas CB, Lemos G dos S, Sousa FPG, Oliveira F de F, Ramos L de S, Segundo LP da S et al. Avaliação do conhecimento e capacitação dos agentes comunitários de saúde acerca do uso da escala de depressão geriátrica como forma de triagem de depressão em idosos cadastrados na ESF do Parque Verde em Belém do Pará. Brazilian J Heal Rev. 2020;3(2):2342-54.

34. Scarpellino MM, Galvani FB, Guimarães ARC, Samora GBP, Amorim RP, Pereira ML et al. Capacitação dos agentes comunitários de saúde para o acolhimento com classificação de risco na unidade básica de saúde. Brazilian J Dev. 2021;7(10):94985-92.

35. Eldredge LKB, Markham CM, Ruiter RA, Fernández ME, Kok G, Parsel GS. Planning health promotion programs: an intervention mapping approach. 4th Edition. Jossey-Bass. 2016.

36. Dias GAR, Santos JPM, Lopes MMB. Arco da problematização para planejamento educativo em saúde na percepção de estudantes de enfermagem. Educ Rev. 2022;38:e25306.

37. Marin MJS, Moracvick MYAD, Rodrigues LCR, Santos S de C, Santana FH da S, Amorin DMR. Knowing the reasons for nonadherence to health educacional actions. REME Rev Min Enferm. 2013;17(3):505-9.

38. Silva MF da, Conceição FA da, Leite MMJ. Educação continuada: um levantamento de necessidades da equipe de enfermagem. Mundo Saúde. 2008;32(1):47-55.

39. Macêdo WTP, Figueiredo BM, Reis DST dos, Barros SHP, Ramos MC de A, Silva SED da. The nursing professionals' engagement to educational practices. J. res.: fundam. care. online. 2019;11(4):1058-64.
 


Submitted date:
03/30/2023

Accepted date:
09/25/2023

65bba116a953952561398ae3 cefac Articles
Links & Downloads

Revista CEFAC

Share this page
Page Sections