Permanent education for healthcare professionals in the Covid-19 pandemic: a scope review protocol
Educação permanente para profissionais da saúde na pandemia da Covid-19: protocolo de revisão de escopo
Marimeire Morais da Conceição; Nildete Pereira Gomes; Kamylla Santos da Cunha; Lucas Jesus Fernandes; Ises Adriana Reis dos Santos; Jocinei Ferreira Constâncio; Maria Carolina Ortiz Whitaker; Climene Laura de Camargo
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: investigar/examinar e sintetizar evidências de estudos sobre Educação Permanente para profissionais da saúde voltada para a pandemia da covid-19.
Métodos: serão realizadas buscas em seis fontes indexadas nacionais e internacionais. Serão incluídos estudos de qualquer natureza metodológica, que abordem o uso da Educação Permanente para profissionais da saúde na pandemia da covid-19. Será considerado o contexto de serviços de saúde em qualquer cenário, seja a atenção primária, especializada ou hospitalar nos âmbitos nacional e internacional.
Considerações Finais: espera-se que os resultados desta pesquisa revelem as temáticas abordadas ao longo das ações de Educação Permanente em diversos contextos nacionais e internacionais. Além disso, serão elencados os ganhos obtidos e os problemas encontrados em diversos territórios no contexto da aplicação da Educação Permanente como estratégia de enfrentamento à pandemia da covid-19.
Palavras-chave
Referências
1. World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-19) pandemic. Geneva: World Health Organization [homepage on the internet]. 2020 [accessed 2021 may 4]. Available at:
2. Heymann DL, Shindo N. WHO Scientific and technical advisory group for infectious hazards. COVID-19: what is next for public health? Lancet. 2020;395(10224):542-5.
3. Bedford J, Enria D, Giesecke J, Hevmann DL, Ihekweazu C, Kobinger G et al. COVID-19: towards controlling of a pandemic. Lancet. 2020;395(10229):1015-8.
4. Legido-quigley H, Asgari N, Ying Teo Y, Leung GM, Oshitani H, Fukuda K et al. Are high-performing health systems resilient against the COVID-19 epidemic? Lancet. 2020;395(10227):848-50.
5. Ortosecco G, Vaia O. First 70 days critical data trend for covid-19 in four regions of northern Italy: a pilot study. J Epidemiol Glob Health. 2021;11(1):46-54.
6. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria MS/GM n. 356, de 11 de março de 2020. Dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19). Diário Oficial da União, Brasília (DF). [homepage on the internet]. 2020 [accessed 2021 may 6]. Available at:
7. Liu Y, Wang K, Yang L, He D. Regional heterogeneity of in-hospital mortality of COVID-19 in Brazil. Infect. Dis. Model. 2022;7(3):364-73.
8. Sansone NMS, Boschiero MN, Marson FAL. Epidemiologic profile of severe acute respiratory infection in Brazil during the COVID-19 Pandemic: an epidemiological study. Front. Microbiol. 2022;13:911036.
9. Chen N, Zhou M, Dong X, Qu J, Gong F, Han Y et al. Epidemiological and clinical characteristics of 99 cases of 2019 novel coronavirus pneumonia in Wuhan, China: a descriptive study. Lancet. 2020;395(10223):507-13.
10. Asai N, Sakanashi D, Nakamura A, Kishino T, Kato H, Hagihara M et al. Clinical manifestations and radiological features by chest computed tomographic findings of a novel coronavirus disease-19 pneumonia among 92 patients in Japan. J Microbiol Immunol Infect. 2021;54(4):748-51.
11. Kelmenson DA, Cron RQ. Who, what, and when-effective therapy for severe COVID-19. Lancet Rheumatol. 2022;4(1):e2-e3.
12. Verani J, Laender F. Poliomyelitis eradication in four stages. Cad Saude Publica. 2020;36(2):e00145720.
13. Miyazaki H, Yamanaka G, Furukawa K, Ichiki M. Effect of vaccine program on IgG antibody titers for measles, rubella, varicella, and mumps in young adults in Japan: survey between 2018 and 2021. J. Infect. Chemother. 2022;28(10):1410-4.
14. Brasil. Ministério da Saúde. Painel coronavírus. Brasília: Ministério de Saúde. [homepage on the internet]. 2020 [acessed 2021 may 7]. Available at:
15. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Departamento de Gestão da Educação na Saúde - 1. ed. rev. - Brasília: Ministério da Saúde [homepage on the internet]. 2018 [acessed 2021 may 7]. Available at:
16. Custódio LL, Gomes ILV, Alves AR. Educação permanente em enfermagem na covid-19: relato de experiência. Cadernos ESP. 2021;15(1):58-62.
17. Panda R, Mishra N, Lahoti S, Prabhu RR, Mishra A, Singh K et al. Evaluation of COVID-19 ECHO training program for healthcare workers in India - a mixed-method study. BMC Health Serv Res. 2022;22(1):883.
18. Roberts EN, Smithing RT, Tucker P. Measuring the impact of a COVID-19 continuing education program. J Am Assoc Nurse Pract. 2022;34(6):835-43.
19. Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil H. Chapter 11: Scoping reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis [homepage on the internet]. Adelaide: JBI; 2020 [acessed 2021 may 9]. Available at: https://synthesismanual.jbi.global.
20. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde. Câmara de regulação do trabalho em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde. - Brasília: Ministério da Saúde [homepage on the internet]. 2006 [acessed 2021 may 9]. Available at:
Submetido em:
30/01/2023
Aceito em:
16/06/2023