The influence of familial environment, parental perception and economic level on the receptive vocabulary of children
Influência do ambiente familiar, percepção parental e nível econômico no vocabulário receptivo de crianças
Débora Ocarlina de Souza; Lívia Pereira dos Santos; Vanessa de Oliveira Martins-Reis; Ana Luiza de Freitas Martins; Rosane Luzia de Souza Morais; Juliana Nunes Santos
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: verificar a influência do ambiente familiar, percepção parental e condições socioeconômicas no vocabulário receptivo de escolares do ensino fundamental.
Métodos: trata-se de estudo observacional transversal analítico. Os escolares, selecionados por amostragem proporcional estratificada, realizaram o Teste de Vocabulário Receptivo. Os responsáveis responderam à anamnese e ao Inventário de Recursos do Ambiente Familiar. Inicialmente, realizou-se análise bivariada pelo teste Qui-quadrado, considerando p<0,20. Na análise multivariada de regressão logística binária, considerou-se o valor p<0,05 e a qualidade do modelo foi avaliada pelo método Hosmer-Lemeshow.
Resultados: dos 263 escolares, 131 são do sexo masculino, 142 do terceiro ano, possuem idade média de 7,6 anos (±0,57) e 111 apresentam vocabulário receptivo rebaixado. Na análise bivariada, observou-se relação entre percepção parental acerca do aprendizado da leitura, da escrita, repetência escolar e o desfecho (p<0,05). Também foram para análise multivariada as variáveis recursos do ambiente e estabilidade da vida familiar (p<0,20).
Conclusão: a percepção parental de dificuldade de leitura e de escrita e a falta de estabilidade familiar foram fatores associados ao pior vocabulário receptivo.
Palavras-chave
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Submetido em:
13/02/2023
Aceito em:
19/04/2023