Development of communication skills in an adolescent with autism, using alternative communication: a case report
Desenvolvimento das habilidades comunicacionais em adolescente autista com uso de comunicação alternativa: relato de caso
Ana Cristina de Albuquerque Montenegro; Gabrielle Araújo Leite; Daniele Albuquerque Alves de Moura; Amanda Gabrielly Santana Silva; Ivana Arrais de Lavor Navarro Xavier; Rafaella Asfora Lima
Abstract
Keywords
Resumo
O uso da Comunicação Alternativa para o desenvolvimento de habilidades comunicacionais de crianças com TEA tem sido aplicado com êxito nas intervenções. Entretanto, no Brasil, são escassos os estudos na faixa etária da adolescência e autistas não verbais. Este artigo tem como objetivo demonstrar o impacto do uso de um sistema de comunicação alternativa no desenvolvimento das habilidades comunicacionais em um adolescente não-verbal com TEA. Trata-se de estudo de intervenção longitudinal do tipo estudo de caso único. As habilidades foram avaliadas pelo protocolo de Avaliação da Comunicação no Transtorno do Espectro do Autismo - ACOTEA. Constatou-se que houve avanço nas habilidades comunicativas e comportamentais. A comunicação receptiva apresentou maior variação entre a primeira, segunda e terceira aplicação, evoluindo de 50% para 66,60% e, no final, para 83,30%, seguida do comportamento social 45,80% para 70,80% e depois para 75%. O uso da Comunicação Alternativa com um sistema robusto de comunicação apontou evidências do desenvolvimento de habilidades comunicativas bem como no comportamento social no adolescente com TEA assistido.
Palavras-chave
References
1. American Psychiatric Association. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed; 2014.
2. ASHA: American Speech and Hearing Association [Internet]. Rockville: American Speech-Language-Hearing Association; Augmentative and alternative communication. [accessed 2022 jul 14]; Available at:
3. Montenegro ACA, Lima RASC, Xavier IALN. Desenvolvimento das habilidades comunicativas no autismo. In: Araújo ANB, Lucena JA, Studart-Pereira L, editors. Relatos de experiências em fonoaudiologia. Recife: Editora UFPE; 2021. p. 19-33.
4. Oliveira TRS, Nascimento AA, Pellicani AD, Torres GMX, da Silva K, Guedes-Granzotti RB. Speech therapy intervention in a teenager with autism spectrum disorder: a case report. Rev. CEFAC. 2018;20(6):808-14.
5. Wertzner HF, Rosal CAR, Pagan LO. Ocorrência de otite média e infecções de vias aéreas superiores em crianças com distúrbio fonológico. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2002;7(1):32-9.
6. Walter C, Almeida MA. Evaluation of an augmentative and alternative communication program for mothers of adolescents with autism. Rev. Bras. Educ. Espec. 2010;16(3):429-46.
7. Montenegro ACA, Silva LKSM, Bonotto RCS, Lima RASC, Xavier IAL. Use of a robust alternative communication system in autism spectrum disorder: a case report. Rev. CEFAC. 2022;24(2):e11421.
8. Ganz JB, Earles-Vollrath TL, Heath AK, Parker RI, Rispoli MJDJ. A meta-analysis of single case research studies on aided augmentative and alternative communication systems with individuals with autism spectrum disorders. J Autism Dev Disord. 2012;42(1):60-74.
9. Pereira ET, Montenegro ACA, Rosal AGC, Walter CCF. Augmentative and alternative communication on autism spectrum disorder: impacts on communication. CoDAS. 2020;32(6):1-8. e20190167.
10. Zanon RB, Backes B, Bosa CA. Conceptual differences between response and initiative of joint attention. Psicologia: Teoria e Prática. 2015;17(2):78-90.
11. Leite GA, Franco NM, dos Santos D, Pereira JEA, Xavier IALN. Contributions of alternative communication in the development of communication in children with autism spectrum disorder. Audiol., Commun. Res. 2021;26:e2442.
12. Smith IC, White SW. Socio-emotional determinants of depressive symptoms in adolescents and adults with autism spectrum disorder: a systematic review. Autism. 2020;24(4):995-1010.
13. Dada S, Flores C, Bastable K, Schlosser R. The effects of augmentative and alternative communication interventions on the receptive language skills of children with developmental disabilities: a scoping review. Int J Speech Lang Pathol. 2021;23(3):247-57.
14. Holyfield C, Drager KDR, Kremkow JMD, Light J. Systematic review of AAC intervention research for adolescents and adults with autism spectrum disorder. Augment Altern Commun. 2017;33(4):201-12.
15. Pecukonis M, Plesa Skwerer D, Eggleston B, Meyer S, Tager-Flusberg H. Concurrent social communication predictors of expressive language in minimally verbal children and adolescents with Autism Spectrum Disorder. J Autism Dev Disord. 2019;49:3767-785.
16. Sennott S, Light J, McNaughton D. AAC modeling intervention research review. Res Pract Pers with Sev Disabil. 2016;41(2):101-15.
Submitted date:
10/01/2022
Accepted date:
04/25/2023