Hearing health educational interventions for school students
Intervenções educativas em saúde auditiva para escolares
Maria Thereza Raab Forastieri Piccino; Bianca Caseiro Antonelli; Lucas Ferreira Neri; Jose Bassan Franco; Ana Luiza Martins Apolônio; Adriana Bender Moreira de Lacerda; Dagma Venturini Marques Abramides; Wanderleia Quinhoneiro Blasca
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: implementar e avaliar intervenções em saúde auditiva para escolares, utilizando as atividades do Programa Dangerous Decibels®, em parceria com o Projeto Jovem Doutor, abordando aspectos preventivos da perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados.
Métodos: participaram do estudo 41 escolares, com idade entre 12 e 14 anos, de duas escolas no interior de São Paulo e uma Instituição Social direcionada a estudantes de escolas públicas. As atividades foram baseadas no Projeto Jovem Doutor e no programa Dangerous Decibels® Brasil. Os escolares responderam a um questionário aplicado em três situações, antes da intervenção (pré), logo após a intervenção (pós) e quatro meses após a intervenção. Foram utilizados os testes estatísticos ANOVA, FRIEDMAN; p<0,001 e TUKEY; p<0,05.
Resultados: os 41 escolares que participaram do programa atuaram como protagonistas do conhecimento, multiplicando o conteúdo aprendido através das oficinas culturais, envolvendo 954 escolares das três escolas. Ao analisar a eficácia do programa, observou-se melhora nos resultados logo após a intervenção e, também, após 4 meses.
Conclusão: a união desses dois programas incentivou o protagonismo juvenil, objetivando o maior envolvimento dos estudantes junto da comunidade. Foi possível observar a mudança de atitude dos escolares frente aos sons potencialmente perigosos.
Palavras-chave
Referências
1. Lacerda ABM, Soares VMN, Gonçalves CGO, Lopes F, Testoni R. Educational workshops as a strategy to promote hearing heath of adolescents: an exploratory study. Audiol., Commun. Res. 2013;18(2):85-92.
2. Piccino MTRF. Modelo Educacional Interativo para adolescentes usuários de fones de ouvido [Dissertation]. Bauru (SP): Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru, Departamento de Fonoaudiologia; 2015.
3. Santana BA, Alvarenga KF, Cruz PC, Quadros IAD, Jacob-Corteletti LCB. Prevention in a school environment of hearing loss due to leisure noise. Audiol., Commun. Res. 2016;21:e1641.
4. Blasca WQ, Oliveira JRM, Falsetti APM, Piccino MTRF, Corrêa CC. Analysis of the social and motivational attitudes of students after training in hearing health. Audiol., Commun. Res. 2017;22:e1750.
5. Gondim LMA, Marques JM, Lüders D, Meinke D, Martin WH, Lacerda ABM. Public health programs strategies for acoustic education and hearing health promotion to students in southern Brazil. 26º Congresso Internacional de Som e Vibração, ICSV 2019. Jul, 7-11 Canadian Acoustical Association, Montreal, 2019.
6. Khan KM, Bielko SL, McCullagh MC. Efficacy of hearing conservation education programs for youth and young adults: a systematic review. BMC Public Health. 2018;18(1):1-12.
7. Feder K, McNamee J, Marro L, Portnuff C. Personal listening device usage among Canadians and audiometric outcomes among 6-29 year olds. Intern J Audiol. 2021;60(10):773-88.
8. Reddy BA, Thenmozhi MS. Excessive usage of headphones among college students and their effects. Drug Invent Today. 2018;10(11):2296-9.
9. Gonçalves CL, Dias FAM. Audiological findings in young users of headphones. Rev. CEFAC. 2014;16(4):1097-108.
10. Basner M, Babisch W, Davis A, Brink M, Clark C, Janssen S et al. Auditory and non-auditory effects of noise on health. The Lancet. 2014;383(9925):1325-32.
11. Santana PDF, Mascarenhas WN, Borges LL, Camarano MRH. Hábitos de jovens usuários de dispositivos eletrônicos individuais e sintomas advindos da exposição à música em forte intensidade. Revista Estudos - Vida e Saúde. 2015;42(3):315-25.
12. Viana LS. Consequências da perda auditiva e, ou, zumbido na qualidade de vida, no trabalho e nas relações sociais [Dissertation]. Viçosa (MG): Universidade Federal de Viçosa; 2016.
13. Nunes ADS, Silva CRL, Balen SA, Souza DLB, Barbosa IR. Prevalence of hearing impairment and associated factors in school-aged children and adolescents: a systematic review. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85(2):244-53.
14. Rabinowitz PM. Hearing loss and personal music players. Reducing exposure is prudent (editorial). BMJ. 2010;340:57-8.
15. Twardella D, Raab U, Perez-Alvarez C, Steffens T, Bolte G, Fromme H. Usage of personal music players in adolescents and its association with noise-induced hearing loss: a cross-sectional analysis of Ohrkan cohort study data. InJAudiol. 2017;56(1):38-45.
16. Bruijn GJ, Spaans P, Jansen B, van't Riet J. Testing the effects of a message framing intervention on intentions towards hearing loss prevention in adolescents. Health Educ Res. 2016;31(2):161-70.
17. Dangerous Decibels Brasil. Available at:
18. Wen CL. Dinâmica do Jovem Doutor. [updated: 2011]. Available at:
19. Silva MAI, Mello DF, Carlos DM. O adolescente enquanto protagonista em atividades de educação em saúde no espaço escolar. Rev Eletr Enf. 2010;12(2):287-93.
20. Knobel KAB, Lima MCPM. Effectiveness of the Brazilian version of the Dangerous Decibels(r) educational program. Int J Audiol. 2014;53(2):35-42.
21. Martin W, Griest SE, Sobel JL, Howarth LC. Randomized trial of four noise-induced hearing loss and tinnitus prevention interventions for children. Int J Audiol. 2013;52(1):41-9.
22. Picolini MM. Teleducação interativa na capacitação de estudantes do ensino fundamental em síndromes genéticas [Dissertation]. Bauru (SP): Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Departamento de Fonoaudiologia; 2011.
23. Carvalho JLB. Promoção da saúde em ensino fundamental: ações de teleducação em Fonoaudiologia na inclusão escolar [Dissertation]. Bauru (SP): Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Departamento de Fonoaudiologia; 2012.
24. Oliveira VV. Jovem Doutor: promoção da saúde auditiva e inclusão do deficiente auditivo com malformação de orelha externa e/ou média [Thesis]. Bauru (SP): Universidade de São Paulo, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais; 2012.
25. Maximino LP. Telessaúde e fonoaudiologia: análise de um programa de capacitação em síndromes genéticas em dois estados do Brasil [Thesis]. Bauru (SP): Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Departamento de Fonoaudiologia; 2012.
26. Falsetti APM. Rede de aprendizagem colaborativa de educação em saúde auditiva [Dissertation]. Bauru (SP): Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Departamento de Fonoaudiologia; 2013.
27. Corrêa CC. Projeto Jovem Doutor: ações de educação em saúde voltadas à Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono [Dissertation]. Bauru (SP): Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Departamento de Fonoaudiologia; 2014.
28. Silva DR, Abreu LR, Cara LM, Wen CL. Projeto Jovem Doutor: o aprendizado prático de estudantes de medicina por meio de atividade socioeducativa. Rev Med. 2017;96(2):73-80.
29. Rossi-Landro IC. A Teleducação Interativa como estratégia de multiplicação do conhecimento dos benefícios da amamentação [Thesis]. Bauru (SP): Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Departamento de Fonoaudiologia; 2018.
30. Griest SE, Folmer RL, Martin WH. Effectiveness of "Dangerous Decibels," a School-Based Hearing Loss Prevention Program. Am J Audiol. 2007;16(4):165-81.
31. Griest SE. Evaluation of a hearing-loss prevention program. Semin Hearing. 2008;29(1):122-36.
32. Welch D, Reddy R, Hand J, Devine IM. Educating teenagers about hearing health by training them to educate children. Int J Audiol. 2016;55(9):499-506.
33. Bahillo-Neves CS. Estéreos pessoais e perda auditiva: percepção pelos adolescentes da exposição sonora e dos cuidados auditivos [Thesis]. Belo Horizonte (MG): Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais; 2014.
34. Lacerda ABM. Saúde auditiva no contexto da educação: práticas voltadas a promoção e prevenção. In: Boéchat EM et al., editors. Tratado de Audiologia. 2ª.ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2015. p.414-24.
35. Lacerda ABM, Gondim LMA. Hearing health programs for schoolchildren. J Otolaryngol & Rhinol. 2019;1(4):1-3.
36. Lacerda ABM, Gonçalves CGO, Zocoli AMF, Diaz C, Paula K. Hábitos auditivos e comportamento de adolescentes diante das atividades de lazer ruidosas. Rev. CEFAC. 2011;13(2):322-9.
37. Sant'ana NC. Criação de uma ferramenta hipermídia para a promoção da saúde auditiva em jovens usuários de dispositivos sonoros portáteis individuais [Dissertation] Bauru (SP): Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Departamento de Fonoaudiologia; 2012.
38. Blasca WQ, Picolini MM, Silva ASC, Campos K, Pinto GFR, Brasolotto AG et al. Young Doctor Bauru Project: training of high school students in hearing health. Rev. CEFAC. 2013;15(6):1407-17.
39. Portnuff CDF. Reducing the risk of music-induced hearing loss from overuse of portable listening devices: understanding the problems and establishing strategies for improving awareness in adolescents. Adoles Health Med Ther. 2016;7:27-35.
40. Herrera S, de Lacerda ABM, Lurdes D, Alcaras PA, Ribeiro LH. Amplified music with headphones and its implications on hearing health in teens. Int. Tinnitus J. 2016;20(1):42-7.
Submetido em:
13/02/2022
Aceito em:
07/02/2023