Analysis of a hearing loss identification and intervention program in the first years of life in primary care
Análise de um programa de identificação e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida na atenção primária
Maria Taiany Duarte de Oliveira; Kátia de Freitas Alvarenga; Alice Andrade Lopes Amorim; Lilian Cassia Bornia Jacob; Eliene Silva Araújo
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: analisar a implantação e a eficácia de um programa de identificação e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida na atenção primária.
Métodos: estudo experimental realizado em duas Unidades Básicas de Saúde. Participaram 23 agentes comunitários de saúde, capacitados por meio de um curso autoinstrucional online do Ministério da Saúde. Posteriormente, acompanharam a audição e a linguagem das crianças de zero a dois anos, encaminhando-as, se necessário, para avaliação audiológica. Para análise do conhecimento pré e pós curso online foi aplicado o teste de Wilcoxon e para comparação do desempenho entre os participantes das duas Unidades Básicas de Saúde empregou-se o teste de Mann Whitney, com adoção de p<0,05. Adicionalmente, avaliou-se a percepção qualitativa dos agentes comunitários participantes, os encaminhamentos realizados e o resultado da avaliação audiológica.
Resultados: o curso online foi eficaz na melhoria do conhecimento dos participantes. Totalizaram-se 102 crianças acompanhadas, 15 delas encaminhadas para avaliação. Destas, quatro realizaram triagem auditiva e 11 realizaram a avaliação auditiva completa, sendo identificado um caso de perda auditiva condutiva.
Conclusão: a implantação de um programa de identificação e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida na atenção primária, permeada por agentes comunitários de saúde, mostrou-se viável.
Palavras-chave
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Submetido em:
03/11/2022
Aceito em:
23/02/2023