Language development of extremely premature infants: parental orientation
Desenvolvimento da linguagem de crianças prematuras extremas ao nascimento: orientação aos pais
Caroline Conceição dos Santos Nascimento; Beatriz Servilha Brocchi
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: analisar o desenvolvimento linguístico de criancas prematuras extremas ao nascimento, por meio da Escala de Aquisicoes Iniciais de Fala e Linguagem, e verificar o conhecimento dos pais dessas crianças sobre a linguagem.
Métodos: participaram da pesquisa 21 pais de crianças prematuras extremas ao nascimento. Foram elaborados uma cartilha sobre o desenvolvimento da linguagem infantil e um questionário que buscava saber a eficiência das orientações aos pais. Inicialmente as crianças foram avaliadas por meio da Escala de Aquisições Iniciais de Fala e Linguagem e, em seguida, os pais receberam oralmente orientações sobre como estimular a linguagem dos seus filhos. Na sequência, foi aplicado o questionário para verificação do impacto das orientações no conhecimento dos pais. Os dados obtidos por meio da escala foram relacionados às respostas colhidas com o questionário aplicado aos pais, utilizando-se percentuais descritivos e o teste de Mann-Whitney com p<0,05.
Resultados: a maior parte das crianças apresentou desempenho esperado para a idade nos aspectos avaliados. Com o questionário, viu-se que a maioria dos pais possuía conhecimento sobre o desenvolvimento em geral da criança, porém apenas metade deles tinha conhecimento quanto à linguagem. A totalidade sentiu-se contemplada com o material educativo.
Conclusão: apesar da prematuridade extrema, a maior parte das crianças apresentou desempenho esperado para a idade com relação à linguagem. Os pais possuíam conhecimento moderado sobre o desenvolvimento da linguagem.
Palavras-chave
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Submetido em:
26/09/2022
Aceito em:
28/03/2023