Introduction of complementary feeding in premature children
Introdução da alimentação complementar em crianças prematuras
Fernanda Afonso Dourado; Manuela Rebouças da Silva Barreto; Kíssia Souza da Paixão; Larissa Vieira Pinto Menezes; Carla Steinberg
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: descrever as características da introdução da alimentação complementar em crianças nascidas pré-termo.
Métodos: trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva, transversal, quantitativa. A coleta ocorreu em fevereiro de 2020 e entre os meses de maio e julho de 2021 em um ambulatório de seguimento de recém-nascidos de alto risco. Para participar da pesquisa as crianças tinham que ter iniciado a introdução alimentar há pelo menos 30 dias e ter no máximo 24 meses de idade gestacional corrigida. O instrumento de pesquisa, desenvolvido pelas pesquisadoras, foi aplicado com o responsável pela criança no dia das consultas de rotina, o que o acompanhante não soube responder foi averiguado no prontuário institucional do paciente.
Resultados: a amostra foi composta por 29 díades, sendo 55,2% (16) do sexo masculino, e média de idade corrigida de 13 meses. A maioria das mães introduziu a alimentação complementar aos seis meses de idade corrigida. 25% delas introduziram tardiamente e 17,9% precocemente. Quase 100% dos bebês receberam frutas e/ou verduras como primeiros alimentos.
Conclusão: mais da metade das mães iniciaram a alimentação complementar no tempo recomendado com consistência e utensilio adequados.
Palavras-chave
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Submetido em:
06/07/2022
Aceito em:
04/10/2022