Communication difficulties perceived by mothers of children with suspected autism spectrum disorder during social distancing
Dificuldades comunicativas percebidas por mães de crianças com suspeita de transtorno do espectro do autismo em contexto de distanciamento social
Lidia Silva de Souza; Juliana Izidro Balestro; Ana Manhani Cáceres-Assenço
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: caracterizar a percepção das mães de crianças com risco para Transtorno do Espectro do Autismo acerca das dificuldades comunicativas dos seus filhos, e investigar possíveis mudanças após intervenção baseada em orientação breve via telemonitoramento.
Métodos: participaram oito mães de crianças entre 32 e 45 meses com suspeita de Transtorno do Espectro do Autismo e em processo de investigação diagnóstica. Utilizou-se o Questionário sobre Dificuldades Comunicativas, aplicado antes e após intervenção baseada em orientação por telemonitoramento. A análise inferencial utilizou o teste de postos de Wilcoxon, com nível de significância de 5%.
Resultados: a comparação entre os dois momentos não indicou diferença estatística. Porém, houve modificações na análise qualitativa. No domínio 1, observou-se mudança na moda em duas questões. No domínio 2 houve moda discordo inicialmente e, após intervenção, passou a concordo acerca da sensação de outras pessoas evitarem/zombarem seus filhos. No domínio 3, a questão “Pego todos os objetos que meu filho aponta” passou de concordo para discordo (62,5% para 25%) e a “Não consigo ensinar coisas novas para meu filho” não teve mudança na moda, apenas redução da concordância (50% para 25%). No domínio 4, houve redução de concordância, sem mudança da moda.
Conclusões: as mães perceberam dificuldades comunicativas e desafios cotidianos para lidar com os filhos. Apesar da ausência de diferença estatística, qualitativamente observaram-se modificações sutis nas percepções das dificuldades após a intervenção
Palavras-chave
References
1. Zanon RB, Backes B, Bosa CA. Identificação dos primeiros sintomas do autismo pelos pais. Psicol Teor e Pesqui. 2014;30(1):25-33.
2. Association AP. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-V. 5th ed. Artmed, editor. Porto Alegre; 2014.
3. Wosik J, Fudim M, Cameron B, Gellad ZF, Cho A, Phinney D et al. Telehealth transformation: COVID-19 and the rise of virtual care. J Am Med Informatics Assoc. 2020;27(6):957-62.
4. Bejarano-Martín Á, Canal-Bedia R, Magán-Maganto M, Fernández-Álvarez C, Cilleros-Martín MV, Sánchez-Gómez MC et al. Early detection, diagnosis and intervention services for young children with Autism Spectrum Disorder in the European Union (ASDEU): family and professional perspectives. J Autism Dev Disord. 2020;50(9):3380-94.
5. Zwaigenbaum L, Bauman ML, Stone WL, Yirmiya N, Estes A, Hansen RL et al. Early identification of Autism Spectrum Disorder: recommendations for practice and research. Pediatrics. 2015;136(1):S10-40.
6. Oliveira JJM, Schmidt C, Pendeza DP. Intervenção implementada pelos pais e empoderamento parental no Transtorno do Espectro Autista. Psicol Esc e Educ. 2020;24:e218432.
7. Barbosa MRP, Fernandes FDM. Remote follow-up to speech-language intervention for children with Autism Spectrum Disorders (ASD): parents' feedback regarding structured activities. CoDAS. 2017;29(2):3-5.
8. Araújo LA, Veloso CF, Souza MC, Azevedo JMC, Tarro G. The potential impact of the COVID-19 pandemic on child growth and development: a systematic review. Jornal de Pediatria. 2021;97(4):369-77.
9. ABEP: Associação Nacional de Empresas e Pesquisas. Critério de classificação econômica do Brasil. São Paulo: ABEP; 2019.
10. Balestro JI, Fernandes FDM. Questionário sobre dificuldades comunicativas percebidas por pais de crianças do espectro do autismo. Rev da Soc Bras Fonoaudiol. 2012;17(3):279-86.
11. Sun IYI, Fernandes FDM. Communication difficulties perceived by parents of children with developmental disorders. CoDAS. 2014;26(4):270-5.
12. Paula A, Cássia R, Rodriguez C. Benefícios e nível de participação na intervenção precoce: perspectivas de mães de crianças com perturbação do Espectro do Autismo. Rev Bras Educ Espec. 2017;23(4)505-16.
13. Rocha CC, Mariane S, Souza V De, Costa AF. O perfil da população infantil com suspeita de diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista atendida por um Centro Especializado em Reabilitação de uma cidade do Sul do Brasil. Physis: Revista de Saúde Coletiva. 2019;29(4):1-20.
14. Balestro JI. O fonoaudiólogo e os pais: uma parceria para o desenvolvimento da comunicação de crianças do espectro do autismo [dissertation]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2017.
15. Garnett R, Davidson B, Eadie P. Parent perceptions of a group telepractice communication intervention for autism. Autism Dev Lang Impair. 2022;7:1-23.
Submitted date:
04/14/2022
Accepted date:
07/19/2022