Bibliometric analysis of the literature on phonological awareness in bilingual children
Análise bibliométrica da literatura sobre a consciência fonológica em crianças bilíngues
Bárbara Louise Costa Messias; Ana Carolina Dantas de Medeiros; Élison Rixadson Araújo Cunha; Anna Irenne de Lima Azevedo; Thayane Amanda de Lima Rocha; Hellen França Alcântara; Cíntia Alves Salgado Azoni
Abstract
Keywords
Resumo
Objetivo: caracterizar o perfil da produção científica na literatura mundial sobre a consciência fonológica em crianças bilíngues, no período de 2011 a 2020.
Métodos: foi realizada uma análise bibliométrica por meio da busca de artigos nas bases de dados Eric, Lilacs, Medline e Scielo, utilizando descritores em inglês. A seleção dos artigos foi realizada a partir de critérios de elegibilidade, por meio da leitura dos títulos, seguida da leitura dos abstracts e, por fim, pela leitura dos artigos completos.
Resultados: foram analisados 1.167 artigos, sendo excluídos 1.152 por não cumprirem os critérios de inclusão e, ao final, selecionados 15 artigos para leitura do texto completo e análise bibliométrica. O país com maior número de publicações encontradas foi os Estados Unidos, seguido do Brasil, Singapura e China. A abordagem dos estudos foi predominantemente quantitativa, seguida da qualitativa; o tipo de estudo mais encontrado foi transversal, com amostras acima de 100 participantes.
Conclusão: constatou-se maior número de publicações nos últimos três anos, em sua maioria de delineamento transversal, com melhor desempenho da consciência fonológica para os bilíngues, com repercussão positiva na leitura.
Palavras-chave
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Submetido em:
08/03/2021
Aceito em:
01/09/2021